Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Agricultores do vale da Garça receberam formação em técnicas de transformação agroalimentar

 

Ribeira Grande, 06 Nov (Inforpress) – Um grupo de operadores do sector agrícola, no vale da Garça, Santo Antão, já está habilitado para transformar os seus excedentes de produção de frutas e legumes em produtos derivados e mais facilmente comercializáveis.

Durante a formação, que durou pouco mais de um mês, as 26 mulheres e os seis homens participantes aprenderam técnicas de transformação de frutas em doces e sumos, a confeccionar licores de vários sabores a partir do grogue e de plantas aromáticas disponíveis na ilha, bem como de secagem de frutas e legumes e a produção de picles e sumo de couve.

Regras de higiene e esterilização de vasilhames fizeram, igualmente, parte do currículo do curso, que decorreu nas instalações do Centro de Formação em Transformação Agroalimentar de Afonso Martinho, numa parceria entre a Associação para a Protecção Ambiental e Desenvolvimento de Garça de Cima (APAD-GC), o Centro de Emprego e Formação Profissional de Santo Antão, a Câmara Municipal da Ribeira Grande e outras instituições.

A representante dos formandos, Natália Andrade, deu voz à satisfação de todos os participantes e garantiu que querem “aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos” durante a formação.

O presidente da APAD-GC, Arlindo Rodrigues, esclareceu que a ideia desta formação surgiu da necessidade de “aproveitar os recursos da terra já que o vale da Garça é uma das zonas que produz muito mas que tem sofrido perdas sistemáticas”, mas acredita que, a partir de agora, as perdas serão minimizadas com a transformação dos produtos agrícolas e frutícolas excedentes em outros produtos com mercado potencial.

Para potenciar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nesta formação, a APAD-GC está a construir um pequeno centro de transformação, no vale da Garça, onde todo o excedente daquele vale deverá ser transformado pelos operadores agora formados nessa área.

HF/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos