Santo Antão: Aeroporto vai ter plano director que está a cargo da empresa espanhola Ineco

Porto Novo, 14 Set (Inforpress) – O novo aeroporto de Santo Antão vai ter plano director, instrumento cuja elaboração está a cargo da empresa espanhola Ineco e que já foi submetido à apreciação das câmaras municipais desta ilha.

Os três municípios de Santo Antão, segundo uma nota divulgada hoje pela edilidade porto-novense, reiteram que as suas expectativas à volta da construção do aeroporto, considerando “necessário ter o conhecimento pleno daquilo que está a ser feito em relação ao projeto”.

Uma equipa da empresa espanhola esteve, no início desta semana, em Santo Antão, tendo-se encontrado com os autarcas da ilha para a recolha de informações sobre o plano director do novo aeroporto, que está a ser elaborado em parceria com a ASA (Aeroportos e Segurança Área).

Os estudos técnicos do aeroporto, recorde-se, foram apresentados em Fevereiro de 2021 e apontam para a viabilidade técnica do aeroporto, que terá 2.500 metros de pista, capaz de receber voos charters internacionais

Para os autarcas de Santo Antão, segundo a mesma fonte, “a construção do novo aeroporto é irreversível e será um passo importante no desenvolvimento da ilha”.

O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Aníbal Fonseca, entende que o aeroporto representa um “investimento transformacional” para esta ilha, que deve ser concretizado.

No caso do aeroporto, no entender deste autarca, “passos já foram dados, mas temos que passar à pratica”, já que se trata de uma obra que Cabo Verde deve a Santo Antão e necessária para o processo de desenvolvimento de Santo Antão, que está a perder a sua população.

Segundo a mesma fonte, nos últimos dez anos, esta ilha perdeu dez mil pessoas, na sua grande maioria jovens, que procuram oportunidades para viver em outras ilhas do País.

JM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos