Santiago: Tarrafal tem todas as condições para dar salto com qualidade no sector do turismo – PM

Tarrafal, 17 Mar (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse hoje, no Tarrafal, que esse município do interior de Santiago tem todas as condições para dar um salto de qualidade no sector do turismo.

“Escolhemos o Tarrafal para receber a apresentação do Plano Operacional do Turismo (POT) por razões evidentes. Estamos num município que tem um percurso e história a nível do turismo, e que já tem alguma experiência acumulada, que deve ser melhorada evidentemente”, afirmou o chefe do Governo, durante o seu discurso na apresentação do POT.

Ulisses Correia e Silva, que cumpre hoje o segundo dia de visita à região de Santiago Norte, lembrou que este município tem um potencial grande no turismo, mormente o turismo balnear, de natureza/ecoturismo, e cultural.

Por tudo isso, garantiu que o município reúne todas as condições para dar um salto com qualidade no sector do turismo.

Na ocasião, lembrou que se tem feito grandes investimentos para melhorar o meio envolvente, tomando como exemplo a requalificação urbana e ambiental, a requalificação da orla marítima e a reabilitação do ex-Campo de Concentração.

Estes investimentos, que segundo ele criaram uma nova centralidade nesse município do interior de Santiago, vão continuar e estão espelhados no POT, orçado em mais de 20 bilhões de escudos, 41 por cento (%) dos quais já tem financiamento garantido.

No âmbito do POT a ser implementado nos próximos cinco anos, estão previstas intervenções à volta de mais de 474 mil contos para o município do Tarrafal, dos quais 67% já tem financiamento garantido, e este valor global representa cerca de 19% do POT para a ilha de Santiago.

“O POT trará contributos e acrescentará valor a este município que vê o turismo como um sector determinante para o seu crescimento económico”, vaticinou o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis.

Na ocasião, o autarca aproveitou a presença do primeiro-ministro e dos demais membros do Governo para agradecer ao Governo pela boa parceria existente, assegurando que a mesma tem permitido a este município fazer a sua construção permanente no dia-a-dia.

José dos Reis espera continuar a contar com a parceria e a articulação do Governo para juntos vencerem os desafios no presente, visando ganhar o futuro.

A apresentação do POT decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Tarrafal e contou com a presença do ministro do Turismo e dos Transportes, Carlos Santos, e de outros membros do Governo, deputados nacionais, eleitos municipais e operadores turísticos locais.

Durante a sua estada no Tarrafal, o primeiro-ministro reuniu-se com a equipa camarária e presidiu à inauguração do projecto hidroagrícola de valorização e utilização eficiente dos recursos naturais de Achada Grande.

Ainda no período da tarde de hoje, a equipa governamental deslocou-se ao município de Santa Catarina, onde realizou, em Assomada, o Conselho de Ministros descentralizado.

Esta sexta-feira, o primeiro-ministro irá encontrar-se com a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, e sua equipa, para depois presidir à apresentação da situação da vacinação contra a covid-19 em Cabo Verde.

No período da manhã vai ainda presidir à inauguração da dessalinizadora de água, na vila de Ribeira da Barca.

Já no período da tarde, o chefe do Governo estará de visita à obra da estrada de Chã de Tanque/Palha Carga/Entre Picos de Reda/Lagoa, e às 16:00, preside à apresentação do plano do reforço do financiamento do sector privado no âmbito da retoma da economia pós-covid-19.

O líder do executivo faz-se acompanhar do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, do ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, da ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Filomena Gonçalves, do ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, da ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, e o do secretário de Estado da Economia Agrária, Miguel da Moura.

FM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos