Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Sul: PAICV defende inclusão de Matão, São Martinho Pequeno e Trindade no mapa de desenvolvimento do Governo

Cidade da Praia, 09 Jan (Inforpress) – O presidente da Comissão Política Regional de Santiago Sul (CPRSS) do PAICV, Carlos Tavares, defendeu hoje mais igualdade de oportunidade e a inclusão das localidades de Matão, São Martinho Pequeno e Trindade no mapa de desenvolvimento do Governo.

Este responsável fez estas declarações à imprensa, à margem da reunião ordinária da CPRSS do maior partido da oposição realizada este domingo em São Martinho Pequeno e que teve como objectivo, abordar a situação política na região.

Conforme explicou, esta jornada descentralizada da Comissão Política realiza-se no âmbito do programa de proximidade, que a referida comissão definiu desde a primeira hora na estrutura do partido, por entender que a proximidade e a preocupação pelos anseios e pelas necessidades das populações, contribuem na promoção de política mais realista e melhoria do nível da acção política e partidária.

Durante a visita, precisou, a CPRSS constatou que as referidas localidades enfrentam vários constrangimentos sendo que alguns são da responsabilidade da Câmara Municipal da Praia e outros do Governo.

“Há aqui problemas relacionados com o acesso à água, sobretudo na localidade de Trindade o que não deixa de ser um pouco caricato porque temos uma marca ‘Água de Trindade’, para estarmos a ter uma localidade que passa por muitos problemas de acesso à água”, denunciou, exortando a empresa Águas de Santiago (AdS) e o Governo a assumirem as suas responsabilidades nesta matéria.

Outra questão que tem que ver com a responsabilidade governamental, de acordo com o presidente daquela CPRSS, é o desemprego juvenil, que, revelou, tem afectado os jovens dessas três localidades, afirmando que para o PAICV, essas localidades devem entrar no mapa de investimentos do Governo no sentido de tentar debelar o problema do desemprego juvenil.

“Pedimos ao Governo para apostar em investimentos nos sectores estratégicos de desenvolvimento, capazes de resolver estes problemas. Infelizmente temos um Governo que prometeu 45 mil empregos, mas na prática não estamos a verificar a resolução desse problema”, apelou, criticando, no entanto, o Executivo pela “falta de investimentos” em sectores estratégicos que promovam o desenvolvimento do país.

Quanto às responsabilidades da câmara, apontou a necessidade de construção de placas desportivas, arruamentos, arranjos urbanísticos, instalação de posto sanitário, acrescentando que durante a visita, ficou confirmado que a localidade de São Martinho Pequeno foi abandonada pela anterior gestão da câmara municipal que mostrou “uma grande insensibilidade” para com a população.

“Mas existe todo um compromisso da actual equipa camarária que num prazo curto prevê a instalação da Unidade de Base Sanitária funcional aqui em São Martinho e um centro de juventude na localidade de Trindade”, disse.

Carlos Tavares aproveitou ainda a oportunidade para felicitar as assembleias municipais da região sul, nomeadamente, da Praia, Ribeira Grande de Santiago e São Domingos pela aprovação dos instrumentos fundamentais para a execução do plano de actividade e orçamento para o ano 2022, que, reforçou, definem como prioridade a questão do saneamento, habitação, infraestruturação social e entre outros, visando garantir a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

CM/ZS Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos