Santiago: Santa Catarina acolhe comemorações do Dia do Pescador Cabo-verdiano

Assomada, 27 Jan (Inforpress)-O concelho de Santa Catarina acolhe este ano as comemorações oficiais do Dia do Pescador Cabo-verdiano em Santiago, com debate, animação cultural, actividades náuticas e um encontro de pescadores e peixeiras de toda a ilha.

Sob o lema “Com os Pescadores, pelo Desenvolvimento”, este oitavo encontro de pescadores e peixeiras de Santiago tem como objectivo promover o sector das pescas, sensibilizar os pescadores e peixeiras em relação às questões ambientais, dar a conhecer as políticas públicas e as estratégicas para o desenvolvimento do sector, bem como a troca de experiências entre os participantes.

Segundo uma nota da edilidade santa-catarinense, o município que acolhe as comemorações, a convite do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP), vai levar as actividades às duas zonas piscatórias, mormente Rincão e Ribeira da Barca.

Sendo assim, nos dias 02 e 03 de Fevereiro, Rincão acolhe a Feira de Gastronomia do Mar, com pratos da gastronomia local, um debate subordinado ao tema “Pesca, Turismo, Ambiente e Desenvolvimento – Caminhos de Futuro” e um outro sobre “Políticas Públicas, Competitividade e Estratégias para o Desenvolvimento do Sector”.

Estão previstas ainda actividades musicais para crianças e animação circense.

Já no dia 05 de Fevereiro, Dia do Pescador Cabo-verdiano, a localidade da Ribeira da Barca acolhe um encontro e conversa aberta de pescadores e peixeiras da ilha de Santiago, que vai contar com a presença do secretário de Estado da Economia Marítima, Paulo Veiga.

Constam ainda da programação em Ribeira da Barca actividades náuticas, animação musical, actividades para crianças e o dia culmina com um almoço popular.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos