Santiago: PM preside inauguração da Igreja matriz de Santa Catarina reabilitada

Cidade da Praia, 19 Nov (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, preside, na segunda-feira, o acto da inauguração da Igreja matriz de Santa Catarina, que foi alvo de reabilitação, no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA).

As obras de reabilitação da também conhecida por “Igreja Baxu” foram levadas a cabo pelo Governo, coordenadas pelo ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação, do eixo IV – Reabilitação do Património Histórico, Cultural e Religioso.

Para as obras, cujos trabalhos sofreram um interregno devido ao impacto económico da covid-19, foram feitas demolição, ampliação do transepto, criação do bloco de apoio na parte posterior com o acrescento da sacristia, casas de banho e zonas de arrumos, substituição da cobertura em telha marselha com forro em madeira pinho, das portas e janelas, do piso em ladrilho de mármore e madeira e das luminárias.

As mesmas contemplaram aumento do pé direito do presbitério, criação do mezanino, pintura interior e exterior, instalação sonora e eléctrica, iluminação e calcetamento exterior.

Erguida no século XIX, a Igreja de Santa Catarina é, provavelmente, a primeira Igreja da paróquia do concelho, onde se comemora a festa de Nha Santa Catarina, assinalada a 25 de Novembro, a santa padroeira desse município do interior da ilha de Santiago.

O ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, aquando da visita à infra-estrutura, na semana passada, considerou que a entrega da Igreja de “Nha Santa Catarina”, completamente reabilitada, será um “grande presente à municipalidade, mas também ao conjunto patrimonial nacional”.

WN/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos