Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Cruz: Presidente da câmara e embaixadora de Angola abordam possibilidades cooperação (c/áudio)

Assomada, 12 Mar (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, recebeu hoje a visita da embaixadora de Angola em Cabo Verde, com quem abordou possibilidades de cooperação, sobretudo nas áreas económicas.

Em declarações à imprensa à margem da visita, o autarca santa-cruzense explicou que esta visita, a primeira da embaixadora Júlia Machado a este município do interior de Santiago, se enquadra no âmbito das comemorações dos 50 anos da criação do município, a ser assinalado a 29 de Março.

No encontro analisaram ainda o acordo da germinação existente entre os municípios de Santa Cruz e Viana e a possibilidade de cooperação nas áreas culturais e sociais.

Segundo o autarca, é através dessa geminação entre os dois municípios que elegeram as áreas económicas, com destaque para pesca, agricultura, pecuária e turismo como prioridades para essa cooperação com Angola.

Para a agricultura, tendo em conta que o município de Viana tem o pólo de desenvolvimento industrial, adiantou que vão contar com a experiência desse município angolano na montagem de um projecto semelhante no concelho que dirige denominado “central de compras”.

E tendo em conta, que segundo Carlos Silva, Santa Cruz tenciona produzir mais banana e exportá-la como outrora, informou que querem “beber da experiência” da província de Bengo, um dos maiores produtores e exportadores de banana em África.

Por seu turno, a diplomata angolana disse que abordou com o autarca santa-cruzense o acordo da geminação entre os municípios de Santa Cruz e Viana, e ainda a possível cooperação nas áreas económicas, mormente turismo, agricultura, pesca e pecuária.

Júlia Machado adiantou ainda que a embaixada vai mobilizar o sector privado angolano para explorarem essas potencialidades desse município de Santa Cruz.

Além do encontro com o presidente da câmara de Santa Cruz e sua equipa, a embaixadora de Angola visitou a casa de acolhimento das mães solteiras “Casa Manuela Irgher”, Tendas El-Shaddai, o projecto Olympafrica, a Igreja de Santiago Maior, e as localidades de Ribeira dos Picos, Boaventura e barragem de Figueira Gorda, em Monte Vigia.

FM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos