Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago: Presidente da câmara da Ribeira Grande faz “balanço positivo” do primeiro ano de mandato

Cidade da Praia, 21 Nov (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, fez hoje um “balanço positivo” do primeiro ano de mandato, salientando que o foco da governação esteve, sobretudo, nas pessoas.

Em entrevista à Inforpress,  o edil ribeira-grandense sublinhou que foi um “ano difícil” tendo em conta os impactos da pandemia de covid-19, mas ainda assim indicou  que houve realizações com “impactos concretos” na vida dos munícipes.

Não obstante os constrangimentos, decorrentes do contexto e dos efeitos da pandemia covid-19, indicou a mesma fonte, e da ainda “fraca arrecadação” de receitas próprias e de todas as limitações estruturais e conjunturais, a equipa camarária direccionou “importantes esforços” para atender às “reais e urgentes” necessidades das pessoas.

Conforme indicou, a prioridade, em 2021, foi a gestão da crise sanitária e a mitigação dos impactos sociais e económicos que esta mesma crise desencadeou no município e em toda a sociedade cabo-verdiana e no mundo

“Um dos outros ganhos que podemos enumerar tem a ver com empoderamento de algumas famílias com kits que podem implementar e desenvolver os seus negócios”, disse apontando para a reclassificação das monitoras dos jardins e a distribuição das cestas básicas às famílias mais vulneráveis, que durante a pandemia ainda perderam os seus rendimentos.

A isenção do pagamento dos transportes escolares a todos os alunos do município, a inauguração do polidesportivo de Cidade Velha, a iluminação das placas desportivas de São Martinho e do Porto Mosquito e melhorias de algumas vias de acesso são outras realizações da autarquia no primeiro mandato, conforme Nelson Moreira.

“Desta forma acabamos por responder a uma das grandes reivindicações dos jovens que já podem agora fazer uso dessas infra-estruturas para ocupar os seus tempos livres na prática de desporto, evitando que estejam expostos a outros males sociais com o alcoolismo e as drogas”, sustentou.

Algumas das obras inauguradas foram iniciadas no mandato anterior, que era liderado por Manuel de Pina, mas Nelson Moreira salientou que o que vale é que a sua  equipa deu continuidade e honrou os compromissos junto dos empreiteiros e ter concluído os projectos.  

Muitos outros projectos estão em curso, segundo Nelson Moreira, e o objectivo é trabalhar nos próximos anos do mandato para que o Ribeira Grande de Santiago “dê o salto qualitativo almejado” pela sua população residente e na diáspora.

“O que queremos de facto é capitalizar, ainda mais, o valor universal excepcional da Cidade Velha e da Ribeira Grande de Santiago”, considerou o autarca, e convergir este estatuto mundial, continuou, para uma “efectiva melhoria” dos indicadores de qualidade de vida das comunidades deste que é “o Município/Berço da Nacionalidade Cabo-verdiana”.

Questionado sobre a sua relação com o Governo, já que a câmara municipal é da cor partidária diferente da do executivo, Nelson Moreira disse não ter razões de queixas a esse nível.

“Houve atrasos nas transferências dos fundos, mas não se tratou de um problema de relacionamento em si com o Governo, porque os outros municípios também passaram pelo mesmo problema. Nós reconhecemos que a situação do país e do mundo não é fácil. Nós reconhecemos que com a pandemia as receitas reduziram drasticamente e nós entendemos essa situação”, concluiu.

A actual equipa camarária eleita pela lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), encabeçada por Nelson Moreira, foi empossada a 19 de Novembro de 2020.

MJB/AA

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos