Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago: “Os dois focos dos mil pés detectados já estão completamente controlados e eliminados” – ministro (c/áudio)

Tarrafal, 14 Out (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, declarou hoje que os dois focos da praga dos mil pés detectados no Tarrafal e Terra Branca, Cidade da Praia (ilha de Santiago) já estão “completamente controlados e eliminados”.

“Devo aqui declarar que os dois focos de mil pés que nós encontramos aqui na Praia já foram perfeitamente equacionados, e neste momento completamente controlados e eliminados”, declarou o governante quando questionado por jornalistas sobre os resultados do combate aos focos dessa praga.

Gilberto Silva falava aos jornalistas à margem da sua visita às obras de reposição do sistema de distribuição de água nas localidades de Achada Moirão, Biscainhos, Chão de Junco e Mato Brasil, no município do Tarrafal de Santiago.

Na ocasião, em nome do Governo, dos santiaguenses e cabo-verdianos aproveitou para agradecer e felicitar a equipa técnica do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) e às famílias afectadas pela cooperação no sentido de eliminar os dois focos da praga dos mil pés.

Relativamente às demais pragas, mormente de gafanhotos ou lagarta-do-cartucho-do-milho, o ministro da Agricultura e Ambiente disse acreditar que a liberação da trichogramma, inimigo natural da lagarta do cartucho-do-milho feito no ano passado resultou.

Daí, a razão que o leva a afirmar que este ano têm tido muito menos ataques e que com novas liberações se vai conseguir equilibrar as produções.

Aliás, sobre o ano agrícola informou que a situação é “bastante diferenciada” e que em alguns sítios o ano agrícola já está perdida, por isso lembrou que o Governo já aprovou um plano de mitigação orçado em 170 mil contos, para actuar de forma diversa e em função da situação que venha a decorrer em vários pontos agrícolas do País.

FM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos