Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Torneio inter-concelhos reúne alunos de todos os agrupamentos escolares da região

Assomada, 23 Fev (Inforpress) – A primeira edição do torneio inter-concelhos promovida pelas delegações escolares dos seis municípios de Santiago Norte reuniu hoje em Assomada, Santa Catarina, alunos de 1 º a 12 º anos de todos dos agrupamentos escolares da região.

O evento, cujas actividades tiveram como palcos o polivalente, a Praça Central e as Aldeias SOS de Assomada, que decorreu sob lema “Mais Educação, Mais Inclusão, Mais Desporto”, foi destinado aos alunos de 1 º a 12 º anos e teve em destaque as modalidades de futsal, andebol e “brincar ao atletismo”.

As modalidades de futsal e andebol foram destinadas aos alunos do Ensino Secundário e “brincar ao atletismo” tanto para os alunos com necessidades Educativas especiais (NEE) do Ensino Básico Obrigatório e aos “alunos ditos normais”.

Na modalidade de futsal masculino, o São Lourenço foi o grande vencedor, Santa Cruz (2 º lugar) e Tarrafal (3 º lugar).

Já no andebol feminino Picos (São Salvador do Mundo) sagrou-se campeã, São Miguel e Santa Catarina (Assomada) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

No atletismo, uma prova individual, que também contou com envolvimentos de todos os concelhos, conforme explicou a organização foi mais para mostrar aos alunos que eles são capazes de superar as dificuldades e que não existem barreiras que não possam ser quebradas”, sendo que o destaque vai para a participação de crianças com NEE.

Além de troféus e medalhas para as escolas vencedoras nas modalidades de futsal e andebol, ainda foram atribuídos certificados de participação aos alunos.

Em declarações à Inforpress, no final desta actividade desportiva, a coordenadora do Desporto da Delegação do Ministério da Educação de Santa Catarina, Nélida Moreira, fez um “balanço positivo”, destacando o intercâmbio e a união que a iniciativa proporcionou aos alunos, sobretudo os com NEE dos seis municípios do interior de Santiago.

Segundo a mesma fonte, o evento serviu ainda para descobrir novos talentos nas modalidades em destaque, que alias, informou, vão ter oportunidades de as mostrar mais uma vez no próximo evento desportivo a nível regional denominado “Liga dos Campeões Regional” previsto para Maio e Junho deste ano a ser disputado a cada semana num município.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos