Santiago Norte: Sacerdote destaca testemunho do mártir São Lourenço para os dias de hoje (c/áudio)

João Teves, 10 Ago (Inforpress) – A celebração eucarística em honra de São Lourenço, padroeiro do município de São Lourenço dos Órgãos, comemorado hoje, foi presidida pelo padre António Leal, que destacou o testemunho deste diácono e mártir para os dias de hoje.

Em declarações à imprensa momentos antes da missa celebrada com presença de sacerdotes de outras paróquias da Diocese de Santiago, o padre diocesano, que fez um breve historial da vida e obra deste santo do século III, destacou ainda a coragem e a determinação como “pontos importantes” da sua personalidade.

“No mundo actual precisamos de testemunhos credíveis e confessantes como São Lourenço. Foi num tempo de perseguição e dificuldade que a Igreja atravessava que este santo deu um testemunho forte e credível e a sociedade acreditou e seguiu Jesus Cristo”, lembrou o sacerdote.

Nesse sentido, assim como este mártir, pediu a todos os fiéis e devotos de São Lourenço para se manterem firmes na fé, afirmando “que é Deus que é pai e criador provê e proverá todas as coisas”.

Já os devotos e juízes de festas pediram o fim da pandemia da covid-19, o fim da guerra e paz no Mundo, chuva e saúde, tendo prometido voltar para pagar e renovar as promessas.

Os laurentinos, por seu lado, garantiram que à semelhança dos anos anteriores, em que não havia pandemia, as suas portas vão estar abertas para receberem os convidados para o tradicional almoço.

A celebração religiosa, que teve como palco a Igreja Matriz de São Lourenço, e que foi transmitida nas redes sociais, contou com a igreja apinhada de devotos e fiéis locais e de toda a ilha de Santiago, e ainda do presidente da câmara municipal, Carlos Vasconcelos, e do vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.

Para assinalar os 17 anos do município e do seu santo padroeiro foram realizadas vária actividades desportivas, culturais, recreativas e religiosas, que arrancaram desde Julho, além de inaugurações.

FM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos