Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte/Retrospectiva/Saúde: Arranque das obras dos novos centros de Saúde dos Órgãos e Assomada marcam 2019

Assomada, 30 Dez (Inforpress) – O arranque das obras para construção dos novos centros de Saúde em Santa Catarina e São Lourenço dos Órgãos, marcou o sector em 2019, na região Santiago Norte.

Em Santa Catarina, a nova estrutura de saúde a ser erigida no bairro de Chão dos Santos, na ex-PMI, é, segundo o Governo, um edifício que vai acolher a sede da Delegacia de Saúde de Santa Catarina, os serviços do Centro de Saúde Reprodutiva de Assomada, os serviços de ginecologia, de pediatria, de radiologia, de estomatologia, entre outros serviços destinados aos centros de saúde do país.

As obras, iniciadas em Julho último e que deverão ter a duração de 12 meses, são financiadas pelo Fundo Kuwait e pelo Governo de Cabo Verde, num investimento de 125 mil contos, sem contar com os 60 mil contos para aquisição de equipamentos.

Numa recente entrevista à Inforpress, a delegada de Saúde de Santa Catarina, Elisangela Tavares, disse que a construção do novo Centro de Saúde de Assomada, cujas obras estão em curso, vai reforçar o sistema da saúde sobretudo a nível da prestação de cuidados.

“Estamos com grandes expectativas com relação à abertura do novo Centro de Saúde de Assomada”, disse a delegada que assume um “sentimento de optimismo, porque o Centro de Saúde vai reforçar o sistema de Saúde, sobretudo a nível de prestação de cuidados”.

A mesma fonte destacou, por outro lado, as condições para fisioterapia e outras valências que, de momento, não existem no actual Centro de Saúde.

É que, segundo a mesma fonte, o actual estabelecimento de saúde é “pequeno” e por isso não dispõe de vários serviços destinados aos centros de saúde do país.

De momento, a Delegacia de Saúde de Assomada (Santa Catarina) conta com cinco médicos que dão cobertura ao Centro de Saúde, ao Centro de Saúde Reprodutiva e à própria Delegacia de Saúde, aos quatro postos de saúde e às sete unidades sanitárias de base (USB) e a mais um centro comunitário que trabalha como USB.

Tem ainda 12 enfermeiros, sendo que quatro estão distribuídos nos quatro postos de saúde, mormente os de Achada Lém, Chã de Tanque, Engenhos e Ribeira da Barca, três para o Centro de Saúde Reprodutiva de Assomada e os demais no Banco de Urgência do Centro de Saúde de Assomada que funciona das 08:00 às 20:00.

Já em São Lourenço dos Órgãos, as obras da construção do novo Centro de Saúde local, financiadas pelo Fundo Kuwait e pelo Governo de Cabo Verde, num investimento de mais de 80 mil contos, arrancaram em Fevereiro.

Trata-se, segundo a autarquia lourentina, de um edifício que vai ter mais valências, como consultas de especialidades, serviços de consultas programadas de medicina geral, incluindo o seguimento de doenças crónicas, internamento e salas de triagem.

A nova estrutura de saúde, a ser erigida na localidade de Serrado, conforme a mesma fonte, vai congregar cinco blocos, de acordo com as necessidades funcionais, com várias valências técnico-profissionais, desde serviços gerais de prestação de cuidados de saúde, serviços de saúde reprodutiva, serviços de apoio a diagnóstico e tratamento, um bloco destinado à administração do centro e um espaço para os serviços de apoio técnico.

“Com a construção do novo centro de saúde os munícipes vão passar a ter acesso aos serviços de saúde com dignidade e em melhores condições”, vaticinou o executivo camarário liderado pelo edil Carlos Vasconcelos.

Em Junho aquando da sua visita às obras da construção do novo Centro de Saúde, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, informara que as obras se encontram numa fase “bem avançada”, indicando que inauguração da infra-estrutura estava aprazada para finais de Novembro e Dezembro deste ano, mas informações mais recentes, da edilidade laurentina, a inauguração deverá acontecer em Janeiro.

Relativamente ao Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), em Santiago Norte, o mesmo recebeu em Fevereiro por quatro dias, uma missão francesa de médicos que realizou consultas nas áreas de Pneumonia, Ginecologia e Obstetrícia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, e uma vertente formativa.

Recebeu ainda a décima-primeira missão multidisciplinar de médicos americanos, no âmbito do “Project Health for Cap Vert” (PHCV), que realizou, durante uma semana, 506 consultas e 11 cirurgias de urologia, uro-ginecologia e urologia-pediátrica.

A Câmara Municipal de Santa Catarina entregou, na altura, um “certificado de reconhecimento” aos médicos americanos do “Project Health for Cap Vert” (PHCV) pelo “trabalho meritório” que têm realizado há 11 anos no Hospital Regional Santa Rita Vieira, em Santiago Norte.

A estrutura de Saúde recebeu ainda equipamentos médicos e hospitalares da Associação Francesa Molhouse e da cooperação Belga, respectivamete, nos meses de Janeiro e Novembro.

Em Setembro, aquele estabelecimento de Saúde transformou a antiga Central de Consultas num “moderno” Serviço de Admissão de Gestão de Utente (SAGU), que permite a marcação de consultas não presencial e acesso aos exames laboratoriais, através de um telemóvel.

Conforme informou, na altura da inauguração, o director do hospital, Imadoeno Cabral, o SAGU vai permitir que em qualquer ponto do país, qualquer cidadão e utente possa proceder à marcação das suas consultas sem ter que se deslocar “de vez em quando” como acontecia antes.

Ainda em Setembro, inaugurou-se uma capela em honra a Santa Rita de Cássia, o HRSRV recebeu o certificado da renovação da qualidade de “Hospital Amigo da Criança” por um período de três anos, ou seja, até 2022, e ainda assinou o Acordo de Nível de Serviço (ANS) com a Casa do Cidadão relativamente ao serviço “Call Center” que também foi inaugurado no mesmo dia.

Em São Miguel, a localidade de Ribeireta ganhou uma Unidade Sanitária de Base (USB) e o centro de Saúde local uma sala de espera.

FM/AA

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos