Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte quer um posto de colheita de leite materno

Assomada, 07 Ago (Inforpress) – A responsável do Aleitamento Materno em Santiago Norte disse hoje que já fizeram um pedido ao Ministério da Saúde para a criação de um posto de colheita de leite na região norte, para depois ser entregue ao Banco da Cidade da Praia.

“Não fizemos recolha do leite em Assomada, porque não temos banco de leite humano, mas passamos informações para que as mães, que tenham muita produção de leite, que façam doação na Cidade da Praia ou nas estruturas de saúde de todas as regiões e vamos levar para o banco de leite”, sublinhou Áurea Fernandes.

A responsável falava em declarações à Inforpress, à margem do enceramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que decorreu de 01 a 07 de Agosto, nos municípios de Santiago Norte, sob o lema “Capacitar os pais e facilitar a amamentação. Agora e para o futuro!”.

“Queremos com esse lema apelar não só as mães, mas também os pais, para que ajudem-na no processo de amamentação, para que tudo corra de forma ideal, fazendo com que o bebé tenha um aleitamento materno exclusivo até aos seis messes e complementado até x anos de idades”, adiantou.

Segundo esta responsável, esta semana de aleitamento materno foi a melhor de todas já realizadas, realçando que ficaram muito satisfeitos” com o “grande” números de pessoas interessadas a conhecerem melhor o assunto.

“Hoje, muitas pessoas estiveram connosco na feira a perguntar, não só mulheres, mas também vimos que os homens estão interessados a conhecerem essa parte”, frisou.

Diante disso, a mesma fonte considerou que conseguiram alcançar os seus objectivos, que durante anos de luta queriam passar a informação de que o leite de mama é “melhor para o bebé”, sublinhando que “as pessoas estão a acreditar e estão a fazer isso”.

Contudo, esta nutricionista afirmou que durante a semana fizeram actividades de forma descentralizada, nas zonas dos municípios da região norte, como a abertura da semana, com diversas actividades no mercado município do Tarrafal, palestra no centro de Saúde de Chão Bom e no PMI de Assomada, para além de uma feira na praça central de Assomada.

VC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos