Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Projecto “Escola da Família” começa a ser implementado em finais Novembro -edilidade

Tarrafal, 22 Out (Inforpress) – O projecto “Escola da Família”, da Câmara Municipal do Tarrafal, que visa orientar, capacitar e empoderar famílias com “dificuldades parentais” deste município do interior de Santiago, começa a ser implementado em finais de Novembro.

A informação foi avançada hoje à Inforpress, pela vereadora do Desenvolvimento Social da autarquia local, Eva Lopes, indicando que o projecto, inicialmente previsto para arrancar este mês, em dois agrupamentos escolares, mormente a da Vila (centro da cidade) e de Lém de Achada em Chão Bom, foi adiado para finais de Novembro, por causa da degradação de espaços a serem criados com salas próprias e equipadas para formações de famílias.

Uma situação que, conforme assegurou a responsável, já foi ultrapassada, devendo o programa arrancar em finais de Novembro, no agrupamento escolar do centro da cidade, e em Janeiro, em Chão Bom, beneficiado nesta primeira fase 25 famílias em cada escola.

O referido projecto, lembrou a autarca, já foi socializado com o corpo docente, parceiros e partilhado com o Ministério da Família e Educação, que, alias, segundo ela, foi “bem aceite” e que todos acreditam que é este o caminho para a capacitação e empoderamento da família.

De momento, o primeiro espaço a receber “Escola da Família” já está a ser apetrechada, os módulos formativos já estão todos definidos e com logótipo criado.

“Queremos mudar o rumo do desenvolvimento. E sendo a família a instituição base e o alicerce, urge capacitá-la, em diversas facetas da vida, para fazer face aos desafios da actualidade para podermos ter as nossas crianças, adolescentes e jovens cada vez mais munidos de ferramentas pessoais para os desafios que a sociedade atravessa”, lançou.

É nesse contexto que, segundo ela, nasceu o projecto “Escola de Família”, com o qual pretendem capacitar as famílias em competências parentais para melhor orientarem as crianças, adolescentes e jovens e responder, de forma estruturada , às necessidades das famílias, bem como garantir uma educação de qualidade, desde a tenra idade, tendo por base uma parceria forte entre a escola e a família.

Conforme Eva Lopes, prevê-se ainda, com a implementação deste projecto, reduzir os casos de reincidência das diversas formas de violência contra crianças dentro da própria família, famílias capacitadas para prestar cuidados parentais de qualidade às crianças, mães e pais preparados para cuidarem dos filhos.

Família com um papel activo na formação social dos filhos, minimizar a crescente tendência de desresponsabilização da família em matéria de educação e minimização de problemas sociais, abandono escolar, insucesso escolar e gravidez precoce, são outros resultados que se espera alcançar com o projecto “Escola da Família”.

No âmbito da implementação do referido projecto, serão ainda realizadas acções de capacitação/apoio das famílias, através de sessões de capacitação em cuidados parentais e empoderamento económico, visando a independência e autonomia das famílias, encaminhamento de famílias em situação de vulnerabilidade e apoio no desenvolvimento de projectos de vida, cujos módulos já estão todos definidos.

Tendo em conta que este projecto ultrapassa as alçadas daquele município do interior de Santiago Norte, a responsável informou que vão contar com apoios do Ministério da Família e Inclusão Social, Aldeias SOS, entre outras entidades, para a implementação deste projecto, que, assegurou, é para continuar nos próximos tempos.

A iniciativa, que consta no Plano de Actividades para o Ano Económico 2018 e que tem como público-alvo as famílias de diferentes tipologias, mães, pais jovens com dificuldades em assumirem responsabilidades parentais, vai nesta primeira fase contemplar 50 famílias.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos