Assomada, 30 Jan (Inforpress) – A Direcção Nacional de Saúde (DNS) realiza, de hoje a quarta-feira, 01 de Fevereiro, uma acção de capacitação em primeiros socorros psicológicos destinada aos profissionais de saúde da Região Sanitária de Santiago Norte (RSSN).
A acção formativa, que vai decorrer na sala de reuniões do Gabinete Técnico da RSSN, em Achada Falcão (Santa Catarina) conta com a participação de 15 profissionais de saúde dos sete centros de Saúde e hospital regional da RSSN, e é realizada pela DNS, através de Programa Nacional da Saúde Mental.
A referida formação está enquadrada na implementação do projecto de reforço das sinergias do desafio da Covid-19 e as Doenças Não Transmissíveis, incluindo a saúde mental, e o VIH/SIDA, projecto este que conta com a assistência da Organização Mundial da Saúde (OMS).
No acto da abertura da acção de capacitação, a nova directora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, reforçou que esta formação está incluída no Plano Estratégico Nacional para Saúde Mental 2021-2025 (PENSM) e no programa do Governo, que tem como pilar essencial as intervenções e uma prioridade no âmbito da saúde mental.
“(…) A Covid-19 só veio tirar o manto, que estava encoberto, porque há muito que se sente que a saúde mental e os investimentos na saúde mental têm ficado aquém daquilo que seria as necessidades prementes que têm ressaltado à vista de todos (…)”, notou Ângela Gomes.
Acrescentou ainda que a aposta no reforço a saúde mental tem vindo a crescer no âmbito de um melhor entendimento do conceito da saúde, lembrando que a “saúde não é um conceito fechado, e é sempre um conceito em evolução”.
É que, segundo ela, cada vez se entende que o ser humano deve ser visto não só na sua ausência de doenças, mas, sim no seu contexto psicossocial, inserido dentro de uma comunidade.
Além dos factores mundiais, como a pandemia da covid-19, mudanças climáticas e conflitos, notou que “todos estamos expostos a factores de risco individual”, ressaltando que o alcoolismo e o uso de drogas são outros factores que afectam muito a saúde mental, neste particular dos cabo-verdianos.
Daí que assegurou que o foco na saúde mental continuará a ser uma das prioridades do Sistema Nacional de Saúde, que além da própria população, vai também desenhar programas de saúde do colaborador, que considerou “importante” para poder acompanhar.
Intervieram ainda no acto, o director da RSSN, João Baptista Semedo, o ponto focal para Nacional do Programa de Promoção da Saúde, da OMS, Edith Pereira, que destacaram a importância da referida formação, cuja primeira sessão online aconteceu no passado mês de Dezembro.
Os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) são uma resposta de suporte às pessoas em situação de sofrimento e com necessidade de apoio.
Os promotores esperam, a partir desta formação, a ser ministrada por consultores internacionais da OMS, que os conhecimentos dos profissionais de saúde sejam reforçados e actualizados.
Conforme informações avançadas, para além da RSSN, outras regiões do país também irão receber esta formação nomeadamente, Cidade da Praia, de 02 a 04 de Fevereiro, e São Vicente, de 06 a 08 de Fevereiro.
FM/JMV
Inforpress/Fim