Santiago Norte: Plano operacional do Carnaval e Cinzas arrancou hoje nas seis esquadras da região (c/áudio)

Assomada, 01 Mar (Inforpress) – O Comando Regional da Polícia Nacional (PN) de Santiago Norte, composto por seis esquadras, deu início hoje à operação conjunta do Carnaval e Cinzas com 168 polícias nas ruas dia e noite.

Segundo garantiu o comissário Emanuel Teixeira, em conferência de imprensa, hoje, em Assomada (Santa Catarina), está tudo a postos com efectivos preparados e já nas ruas para a concretização deste plano, que culmina a 07 de Março de 2019.

A acção, que vai contar com 168 agentes de todas as seis esquadras (Santa Catarina, São Salvador do Mundo, Tarrafal, São Miguel, Santa Cruz, São Lourenço dos Órgãos), segundo o também comandante da Esquadra de Santa Cruz, tem como objectivo prevenir a criminalidade e aumentar o sentimento de segurança, com destaque para o dia das Cinzas que tem “maior expressão” em toda a região Norte de Santiago.

Efectuar rusgas e revistas nas viaturas em locais abertos ou públicos, visando a apreensão de armas de fogo, drogas e outras substâncias que sejam ilícitas, fiscalizar os lugares de diversão nocturna, controlar a entrada e permanência de menores nesses espaços, fiscalização rodoviária [em toda a região Norte de Santiago] são outros objectivos desta operação.

Conforme explicou, para esta operação no período diurno vão dar ênfase na fiscalização rodoviária e à noite revistas e rusgas nas viaturas.

De acordo com este responsável, para a execução deste plano são chamados todos os elementos do interior de Santiago afectos ao Comando Regional, ou seja, 168 efectivos, 18 viaturas, oito motos e duas embarcações sediadas em Santa Cruz e Tarrafal.

A PN, que vai ainda contar com outros meios como algemas e cassetetes para a manutenção da ordem onde forem chamados, assegurou que a acção dos efectivos basear-se pelos princípios da legalidade, autoridade, firmeza e rapidez, eficácia, oportunidade, mas também vai prezar pela ponderação, urbanidade, o rigor, a correcção, a imparcialidade, a justiça, a adequação e proporcionalidade.

Tendo em conta que se vai fazer revistas e buscas, o Comando Regional de Santiago Norte pediu “a colaboração e paciência” da população para que a PN possa garantir que passem um Carnaval e Cinzas em segurança.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos