Santiago Norte: “Nunca se investiu tanto em educação e na juventude como agora” – presidente da JpD

Assomada, 21 Nov (Inforpress) – O presidente da Juventude para a a Democracia (JpD), Euclides Silva, disse hoje em declarações à Inforpress que nunca se investiu tanto em educação e na juventude como agora, principalmente em Santiago Norte.

Euclides Silva regia assim às declarações do presidente da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI), Fidel de Pina, que disse, terça-feira, após uma visita à Universidade de Santiago (US), que a maioria dos jovens que compõem os seis municípios da região Santiago Norte está “desesperançada” e fora do sistema do ensino há mais de cinco anos.

Aquele responsável que pediu a intervenção do Governo para resolver esta situação, acrescentou ainda que o executivo “não está a governar para a juventude” como tem propalado.

“Numa altura em que o Governo da República faz investimentos nunca antes vistos na juventude, com destaque para aumento de número de bolsas de estudos, que já ultrapassa um milhar de novos beneficiários por ano desde o ano lectivo transacto, tendo este ano a mesma previsão. A criação do Campus do Mar em São Vicente, aumento de bolsas e vagas para o exterior, e neste particular os municípios de Santiago Norte têm feito um trabalho extraordinário que merece ser aplaudido”, começou por dizer o líder jota.

Ainda a nível nacional, que também abrange Santiago Norte, apontou a isenção de propinas no ensino secundário, bem como a aposta no ensino das línguas e das tecnologias que, segundo ele, vai desde a tenra idade para preparar os jovens para os desafios do mundo actual.

No caso específico de Santiago Norte, a mesma fonte destacou a criação da Faculdade de Educação e Desporto (FaED) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) em Achada Falcão, Santa Catarina, liquidação de dívidas junto das universidades e massificação de estágios profissionais e formações.

“Em 2019 o sector do emprego e da formação teve ganhos visíveis a distintos níveis, nomeadamente no benefício dos jovens em medidas de apoio à formação, qualificação e empregabilidade com um total de 9.739 jovens beneficiados, sendo 4.912 são jovens de 15 a 24 anos”, revelou aquele responsável.

No que tange ao número de postos de trabalho, lembrou que foram criados através dos projectos de promoção de empreendedorismo 849 postos e ao número de empresa/projectos beneficiando 820 jovens.

Referiu ainda que, de Janeiro a Setembro de 2019, são quase 10 mil jovens ocupados, quase 2.500 em estágios, entrega de 2500 certificados, quase 800 jovens com dívidas liquidadas.

Por tudo isso, no seu entender os dados mostram que o seu homólogo “lida muito mal com os números, quando o assunto é fazer contas, ao dizer que tudo vai mal no norte da ilha de Santiago”.

“Visitam as universidades para falar dos problemas dos jovens estudantes, mas desprezam os mesmos, e não se dignam em reunir com os seus representantes para saber o que pensam. Isto mostra claramente que o objectivo do presidente da JPAI não é defender os jovens, mas sim dar seguimento à agenda da sua candidata [Janira Hopffer Almada] à liderança do seu partido. Simplesmente está a usar o nome dos jovens”, acusou.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos