Santiago Norte: Missão médica francesa atende mais de 200 utentes e realiza procedimentos cirúrgicos

Assomada, 12 Out (Inforpress) – A missão médica francesa a Cabo Verde terminou hoje as consultas no Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), nas áreas de otorrinolaringologia e ortopedia, e alguns dos mais de 200 utentes foram submetidos a procedimentos cirúrgicos.

Esta terceira missão dos médicos franceses a Cabo Verde, no concelho de Santa Catarina (ilha de Santiago), que terminou hoje, enquadra-se no âmbito de um acordo de parceria entre a Associação de Cabo-verdianos em Amiens, França (ACVA), a Câmara Municipal de Santa Catarina e a Região Sanitária de Santiago Norte.

Em jeito de balanço dos trabalhos levados a cabo durante seis dias, a directora do HRSRV, Ludmilde Pina, notou que a presença destes médicos franceses, sobretudo na área de otorrinolaringologia, resultou no atendimento de mais de 200 utentes e “contribuiu e muito” para a redução da lista de espera.

É que, segundo a responsável, o hospital não tem uma presença regular de um otorrino.

“Esta missão vai ao encontro dos objectivos do hospital que são diminuir a lista de espera e trazer cuidados diferenciados e de qualidade para mais perto possível da população de Santiago Norte”, declarou a médica ginecologista e obstetra.

Por outro lado, Ludmilde Pina, que agradeceu a ACVA e os especialistas franceses, vincou que qualquer projecto quer na assistência ao doente para consultas e procedimentos, para formação dos profissionais de saúde e de mobiliários hospitalares, é bem-vindo.

Por seu turno, a presidente do projecto saúde da ACVA, Ana Bela Alves Gomes, avançou que têm muitos projectos para ajudar Cabo Verde, mas que de momento a prioridade é a assinatura de um protocolo entre o HRSRV e o Hospital Universitário de Amiens, França.

Conforme explicou, este protocolo tem como foco a formação de médicos deste estabelecimento de saúde em várias áreas e técnicas.

E tendo em conta a inexistência nos hospitais do País de equipamentos para a realização de cirurgias, sobretudo na área de otorrinolaringologia, Ana Bela Alves Gomes fez saber que vão tentar buscar, na medida do possível, parcerias no sentido de ajudar os estabelecimentos de saúde com equipamentos necessários, e ainda enviar materiais hospitalares e incluindo medicamentos.

Na ocasião, a directora do hospital recebeu pelas mãos do professor universitário e médico especialista francês Olivier Jarde, a título simbólico, uma medalha de honra do governo francês pelos trabalhos desenvolvidos naquela unidade hospitalar.

FM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos