Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Missa solene marca Dia do Município e do santo padroeiro São Miguel Arcanjo (c/áudio)

Calheta, São Miguel, 29 Set (Inforpress) – A celebração eucarística, presidida pelo padre João Augusto Martins, vigário-geral da Diocese de Santiago, marcou hoje, o Dia do Município de São Miguel (ilha de Santiago) e do seu santo padroeiro São Miguel Arcanjo.

O Dia do Município e santo padroeiro, que teve o seu pico com esta eucaristia, e sem a tradicional procissão, foi, igualmente, co-presidida por vários sacerdotes da Diocese de Santiago, e não obstante a pandemia de covid-19 reuniu um “número significativo” de fiéis e devotos de concelhos vizinhos e com presença de alguns emigrantes locais.

Além desta missa, que teve como palco o Largo da Igreja de São Miguel Arcanjo, foram realizadas actividades desportivas e uma sessão solene da Assembleia Municipal em comemoração ao 24º aniversário do município de São Miguel.

Em declarações à imprensa momentos antes da missa celebrada, o padre João Augusto, que é natural deste concelho, lembrou que São Miguel não era o anjo principal, mas sim Lúcifer por portar a luz.

“São Miguel não era o anjo principal, quem era o anjo principal era Lúcifer que portava luz, mas, este de luz converteu-se em trevas, porque revoltou-se contra Deus”, explicou o religioso.

O presbítero acentuou ainda que São Miguel “é um anjo e não Deus”, mas, que, no entanto, ele é “liberdade pura e de grande risco”.

Não obstante Deus nos ter dado o dom da liberdade, advertiu que a mesma é uma “responsabilidade”.

Contrariamente ao chefe dos anjos (Lúcifer, portador de luz), que se rebelou contra Deus, desejando ser semelhante ao Criador, o padre micaelense afirmou que São Miguel Arcanjo ensina as pessoas a escolher, mas a fazer “boas escolhas”, isto porque, advertiu, a liberdade pode se tornar escravidão se a escolha não for boa.

“(…) Escolher o bem, amar e cuidar são os ensinamentos de São Miguel Arcanjo”, concretizou o ex-pároco da paróquia de São Paulo Apóstolo, em Palmarejo, na Cidade da Praia, João Augusto Martins.

Já os devotos do santo pediram-no fim da pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19) e mais chuva para garantir um bom ano agrícola em perspectiva, tendo prometido voltar para pagar e renovar as promessas no próximo ano.

Os micaelenses, por seu lado, garantiram que não obstante a situação pandémica as suas portas vão estar abertas para receberem os convidados para o tradicional almoço.

A missa solene, que foi transmitida nas redes sociais, foi assistida pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que se encontra de visita ao município deste terça-feira, 28, o edil micaelense, Herménio Fernandes, deputados nacionais e municipais, e autarcas de concelhos vizinhos.

Durante a sua estada em São Miguel, além de presidir a sessão solene, e assistir a santa missa, o chefe de Estado visitou diversos pontos do município, nomeadamente Escola Secundária de São Miguel, Delegacia de Saúde, mercado municipal, Ribeira de Principal, Mato Correia, às obras da orla marítima da cidade, entre outros pontos do concelho.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos