Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Ministro da Saúde regozija-se com aumento de doadores de sangue

 

João Teves, 11 Jun  (Inforpress) –  O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, congratulou-se hoje com o aumento do número de doadores voluntários da doação de sangue na Região Sanitária de Santiago Norte e no país em geral.

Arlindo do Rosário, que participava hoje em São Lourenço dos Órgãos numa marcha alusiva ao Dia Mundial do Doador, que se assinala no dia 14, promovida pela Região Sanitária de Santiago Norte, apelou para mais actos de voluntariado e de solidariedade.

“A demanda tem aumentado cada vez mais. Temos situações ligada à condição genética das pessoas, algumas doenças que precisam de transfusões e, estamos a pensar nos acidentes, nas cirurgias que têm estado a aumentar, portanto, é um produto perecível que tem que ser renovado permanentemente”, disse, apelando as pessoas a doarem sangue porque a vida de alguém depende desse acto.

Sendo que muitos jovens não aderem a esta causa, “por medo ou por preconceito”, o representante do Banco de Sangue do Hospital Santa Rita Viera, Jailson Cabral, aproveitou para explicar quais os passos para ser um doador de Sangue, que passa por ser maior de 18 anos, estar com saúde em dia, ter peso acima dos 50 quilos e não ter vícios ilícitos.

Jailson Cabral aproveitou ainda para incentivar mais jovens a responder ao apelo do lema deste ano que é “Dê sangue, Dê agora, Dê muitas vezes”, porque é um “acto nobre”.

Há um ano a salvar vidas, a jovem Adélia Furtado, uma doadora de Santa Catarina, que participava nesta marcha, pede aos jovens que não dêem ouvidos aos boatos sobre a venda de sangue, mas que busquem fazer algo de útil, doando um pouco de amor aos que mais precisam.

A Região Sanitária de Santiago Norte conta com mais de três mil doadores de sangue que, para assinalar o dia Mundial do Doador, foram agraciados hoje com diversas actividades culturais e desportivas na loca localidade de São Jorge.

A celebração do Dia Mundial do Doador, segundo a organização  tem como objectivo aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros e agradecer a todos os doadores as suas dádivas voluntárias e benévolas, assim como reconhecer a sua importância e o seu contributo em salvar vidas e em melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.

AM/AA
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos