Santiago Norte: Inaugurações, actividades culturais e desportivas marcam o Dia do Município de São Salvador do Mundo

Achada Igreja, 12 Abr (Inforpress) – Inaugurações e várias actividades culturais e desportivas vão marcar as comemorações do Dia do Município e Santo Padroeiro de São Salvador do Mundo, no interior da ilha de Santiago, a assinalar-se a 05 de Maio próximo.

De acordo com uma nota enviada à Inforpress, das obras a serem inauguradas constam a requalificação urbana e ambiental da estrada de Pico Freire (19 de Abril) e a inauguração do centro de transformação de fruta em Achada Igreja (27 de Abril).

No desporto, conforme lembra a edilidade salvadorenha, arrancou na quinta-feira, 11, o torneio de futsal sénior masculino, com a participação de equipas do concelho, no Polidesportivo de Achada Igreja.

A nota acrescenta que, além do torneio de futsal, constam da agenda desportiva as modalidades de atletismo masculino e feminino, no percurso Achada Igreja/Leitão Grande/Picos Acima/Abobreiro/Achada Igreja, destinado aos atletas da ilha de Santiago e ainda Campeonato Nacional de Xadrez Veteranos que decorre de 26 a 28 de Abril.

Já a nível cultural, haverá este sábado um grande concurso musical de talento dos Picos, a ter como palco o Polivalente de Achada Igreja.

Segundo a autarquia, o evento tem por objectivo dar não só oportunidades aos jovens artistas do município, mas também visa promover ambiente de confraternização entre os munícipes e impulsionar carreira artística dos mesmos.

Acrescenta ainda que o concurso vai contar com a participação de 12 grupos, cujos vencedores, para além de receberam prémios, irão actuar no festival “Nhu Sior du Mundo 2019”.

Ainda a nível cultural vai acontecer o festival de música “Nhu Sior du Mundo 2019” (03 de Maio), workshops (24 de Abril), conferência (São Salvador do Mundo e desenvolvimento sustentável na Ilha de Santiago (27 de Abril).

Relativamente ao festival de música, a edilidade indicou apenas a data, mas ainda não divulgou o cartaz.

Do programa das actividades consta também a apresentação dos projectos Pikarte, Mercado da Cultura e Requalificação de três ruas de
Achada Leitão (14 de Abril), realização da feira agro-negócios (27 e 28 de Abril) e encontro com emigrantes (03 de Maio).

As actividades para assinalar o Dia do Município, bem como promover ambiente de convívio e confraternização entre munícipes e os visitantes, culminam no dia 05 de Maio, com uma missa solene em honra ao Santo Padroeiro, São Salvador do Mundo.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos