Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Hospital Regional Santa Rita Vieira já ofereceu 155 óculos a pessoas carenciadas – responsável

Assomada, 01 Ago (Inforpress) – O Hospital Regional Santa Rita Vieira, através projecto ‘De Olho na Visão’ que culminou hoje, ofereceu 155 óculos a crianças e jovens com idade escolar, idosos e pessoas com deficiência e vulneráveis com “problemas de saúde ocular”.

“O objectivo do projecto ‘De Olho na Visão’ é melhorar a estratégia no diagnóstico precoce das doenças relacionadas com a visão, aumentar a capacidade de respostas interna e melhorar a qualidade de vida das pessoas e a sua integração na comunidade, principalmente aquelas que têm muita necessidade”, explicou o director do Hospital, Imadoeno Cabral.

O responsável falava em declarações à Inforpress à margem da cerimónia de apresentação dos resultados do projecto iniciado em Janeiro de 2017, no âmbito do “Plano de Reforço de Saúde Ocular”, que culminou hoje com a entrega de mais 40 óculos, totalizando assim em 155 óculos oferecidos à população.

“A saúde ocular tem sido um problema, principalmente na vertente cognitiva, e segundo dados internacionais em cada cinco crianças a nível mundial sofrem do problema visual e Cabo Verde não foge à regra”, afirmou, realçando que em Santiago Norte constataram que cerca de 11 por cento da população sofre desta doença.

Por isso, implementou-se o “Plano de Reforço de Saúde Ocular” que estabeleceu como prioridade o atendimento às crianças e jovens em idade escolar, a idosos com baixo rendimento, pessoas com deficiência e grupos sociais vulneráveis em termos de recursos financeiros.

Imadoeno Cabral avaliou positivamente o projecto e realçou que além de oferecer óculos, realizou-se em parceria com instituições internacionais cerca de 30 intervenções cirúrgicas e 1500 consultas [500 mais do que inicialmente prevista].

Melhorar a acessibilidade, tendo em conta que se está numa região que tem um contexto geográfico “muito difícil”, reduzir o impacto da desigualdade são alguns dos resultados que se pretende alcançar com o projecto “De Olho na Visão”.

Na ocasião, Imadoeno Cabral avançou ainda à Inforpress que o hospital vai arrancar entre Novembro/Dezembro em parceria com uma associação espanhola e francesa, um novo projecto de reforço da saúde com novas valências específicas, com destaque para áreas de intervenções cirúrgicas (catarata) em que há uma grande necessidade em Santiago Norte.

Fazem parte deste projecto uma equipa de serviço de oftalmologia composta por uma médica e uma técnica que trabalham de forma voluntária, assistentes sociais que trabalham junto das câmaras municipais e INPS que recolheu “informações seguras” sobre pessoas que realmente não têm condições financeiras.

A oferta dos 155 óculos à população contou com o financiamento da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em 4 mil contos, tendo os mesmos sido confecionados nos Estados Unidos da América e no Japão.

FM/FP

Inforpress/Fim

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos