Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Hospital promove Semana da Prematuridade com workshop e sensibilização (c/áudio)

Assomada, 15 Nov (Inforpress) – O Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), em Santiago Norte, promove de hoje a quinta-feira, 18, a Semana da Prematuridade com workshop para profissionais de saúde e actividades de consciencialização, sensibilização e prevenção.

O evento é promovido em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Prematuridade, que se assinala a 17 de Novembro, sob lema “Separação zero: aja agora! Mantenha pais e bebés prematuros juntos”.

No acto da abertura, na manhã de hoje, na sala de reuniões do Gabinete da RSSN, em Achada Falcão, Santa Catarina, a directora clínica do HRSRV, Jacqueline Carvalho, explicou que o objectivo principal da Semana da Prematuridade é melhorar a qualidade aos cuidados e às condutas dos recém-nascidos pré-termo.

Proporcionar um atendimento diferenciado aos recém-nascidos pré-termo, actuar sobretudo nos partos pré-termo, sensibilizar a população e os participantes sobre as principais complicações dos recém-nascidos pré-termo, identificar as dificuldades enfrentadas dos familiares dos recém-nascidos pré-termo são outros objectivos da Semana da Prematuridade, também conhecido como “Novembro Roxo”.

Na ocasião, a também médica endocrinologista lembrou que os problemas da prematuridade não são só o baixo peso, afirmando que os pré-termos precisam também de cuidados especiais e internamento em unidades de cuidados especiais, visando diminuir o risco de mortes e futuras sequelas.

Aliás, lembrou, foi com este propósito que o HRSRV abriu recentemente a Unidade de Neonatologia, visando melhorar cada vez mais atenção às crianças, neste particular os bebés prematuros.

Além do workshop, que decorrerá hoje e terça-feira, 16, a responsável avançou ainda que consta da programação no dia 17, Dia Mundial da Prematuridade, uma série de actividades direccionadas aos pacientes – bebés prematuros – com realização de consultas de especialidades, abrangendo várias áreas.

Da programação do dia 17, conta ainda testemunho de familiares, mormente dos pais que tiveram crianças prematuras e actividades de sensibilização e consciencialização da prematuridade, que segundo as autoridades sanitárias é uma problemática que abrange todo Mundo. e Cabo Verde não foge à regra.

A Semana da Prematuridade termina no dia 18, com um curso teórico-prático intensivo de reanimação neonatal.

“Cuidados aos recém-nascidos pré-termo”, “Prematuridade: prevenção e conduta”, “Prematuridade: prevenção e conduta”, e “Cuidados nutricionais nos recém-nascidos prematuro” são os temas a serem abordados no workshop.

Anualmente nascem cerca de 135 milhões de crianças, destas 15 milhões são prematuros.

FM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos