Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Governo lança obras da estrada Boa Entradinha/Gil Bispo num investimento de cerca de 300 mil contos

Assomada, 08 Mai (Inforpress) – O Governo lançou hoje as obras da estrada nacional de Cruz de Picos, Gil Bispo, Boa Entradinha e Chã Formosa, que atravessa os municípios de Santa Catarina, São Salvador do Mundo e Santa Cruz, em Santiago Norte.

A estrada nacional EN3-ST-19, que tem uma extensão de 12,2 quilómetros (km), com plataforma de 6 metros (m) sendo, faixa de rodagem 5m, duas bermas de 0,5 m cada e raio mínimo das curvas em planta de 25m, é financiado pelo Banco Mundial e pelo Governo de Cabo Verde em cerca de 300 mil contos e as obras devem estar concluídas em 16 meses. A gestão da empreitada é da responsabilidade do Instituto de Estradas.

Pavimento em calçada de pedra, construção de muros, drenagem (valetas), obras hidráulicas, sinalização e segurança são os principais trabalhos a serem desenvolvidos.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que presidiu o acto de lançamento da infra-estrutura, acompanhado da ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, e dos respectivos autarcas, destacou a importância dessa estrada, que, segundo ele, vai permitir com que os produtos cheguem em melhores condições ao mercado e ainda criar melhores condições de rendimento para as pessoas e emprego.

A estrada, que, conforme informações avançadas vai beneficiar cerca de 5.000 pessoas desses três municípios do interior de Santiago, criando 140 postos de trabalho, sendo 100 indirectos e 40 directos, no entender do primeiro-ministro, vai ser um “atractivo” para que os emigrantes possam fazer investimentos nessas localidades.

O chefe do executivo explicou, ainda, que estão a investir nas estradas para permitir que os alunos cheguem às escolas com “menos sacrifício” e ainda para facilitar no transporte dos doentes aos hospitais e centros de Saúde.

Por seu lado, os autarcas José Alves Fernandes (Santa Catarina), Ângelo Vaz (São Salvador do Mundo) e Carlos Silva (Santa Cruz), afirmaram que, em parceria com o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva, estão a cumprir os compromissos assumidos a nível de desencravamento das localidades do interior de Santiago, sobretudo as com potencialidades agrícolas.

Relativamente às obras da estrada, ora lançadas, os autarcas foram unânimes em afirmar que as mesmas vão trazer desenvolvimento para Santiago Norte e melhoria de condições de vida das populações dessas localidades, fazendo com que fixem ali e desenvolvam as suas actividades.

Corroborando da opinião do chefe do Governo, os autarcas explicaram que as vias vão, igualmente, garantir a segurança das crianças, escoamento de produtos e ainda melhorar o acesso às outras estruturas públicas e privadas, mormente as de saúde e educação.

Por sua vez, os moradores manifestaram a sua satisfação pela chegada da estrada, uma obra que Nhu Donzinho, 93 anos, de Boa Entradinha, disse que não espera ver antes de morrer, aliás lembrou, que esta comunidade nunca teve uma obra de tal envergadura.

No acto de lançamento que marca o início das obras estiveram ainda presentes vereadores, eleitos municipais, deputados nacionais, administração do Instituto de Estradas e do Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT), serviços descentrados do Estado e representantes da empreiteira vencedora do concurso.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos