Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Governante destaca “boa articulação” existente entre as unidades de saúde da Região Sanitária (c/áudio)

Assomada, 02 Dez (Inforpress) – O secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde enalteceu hoje a “boa articulação” existente entre as estruturas de saúde e o hospital regional do ponto de vista da descentralização dos cuidados e especialidades.

“Vi boas práticas que seguramente vamos levar a outras regiões sanitárias do País”, concretizou, destacando a descentralização das consultas de especialidade nas mais diversas áreas por parte das estruturas de saúde.

Em relação ao HRSRV, congratulou-se com o facto de o mesmo estar a dar respostas as principais patologias, e a sua dinâmica que permitiu a criação do serviço de fisioterapia e da sala de neonatologia.

Evandro Monteiro enalteceu ainda a “boa relação” existente entre o HRSRV e o Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), sobretudo no que tange à formação dos profissionais de saúde.

O governante avançou que registou com “bom agrado” a descentralização das consultas de ginecologia obstetrícia por parte do hospital regional, que nessa primeira fase contempla os municípios do Tarrafal e Santa Cruz.

Entretanto, o secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde admitiu que a RSSN carece de respostas, mormente a nível de recursos humanos e materiais, tendo comprometido trabalhar para responder a estas necessidades, que lembrou “não são novas”.

“Saio daqui contente, enquanto profissional de saúde e governante, porque vi uma dinâmica que pretendemos implementar até na articulação entre as estruturas de atenção primária e o hospital regional com as estruturas de atenção primária”, conclui Evandro Monteiro, que fez um balanço positivo da sua visita à RSSN.

Durante a sua estada em Santiago Norte, além de visitar os centros de Saúde de São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Santa Catarina e HRSRV, o governante reuniu-se com os responsáveis dessas unidades de saúde.

A RSSN conta com cinco delegacias de saúde, um hospital regional e um centro de saúde (São Salvador do Mundo) que depende da Delegacia de Saúde de Santa Catarina, e serve uma população estimada em 121 mil pessoas.

FM/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos