Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Festividades de Nossa Senhora de Fátima continuam a atrair milhares de fiéis na cidade de Assomada

Assomada, 13 Mai (Inforpress) – As festividades de Nossa Senhora de Fátima “13 de Maio” tiveram hoje o seu pico com uma missa, que mais uma vez, reuniu milhares de fiéis de todos os concelhos da ilha de Santiago, na Assomada, Santa Catarina.

A celebração eucarística, presidida pelo pároco de Nossa Senhora do Socorro (Achada Santo António, Praia), padre Constantina Bento e co-celebrada pelos sacerdotes da Diocese de Santiago, na própria igreja matriz, reuniu milhares de féis de toda ilha de Santiago para esta celebração religiosa, sobretudo, com uma forte presença de emigrantes.

O edil santa-catarinense, José Alves Fernandes, fez um balanço “extremamente positivo” das festividades da festa da cidade e sua santa padroeira Nossa Senhora de Fátima, que foram marcadas por actividades desportivas, culturais e várias inaugurações.

Aliás, lembrou, que todas as actividades em comemorações dos 18 anos da elevação de Assomada à categoria de cidade realizadas pela edilidade tiveram sucesso, com destaque para o Festival 13 de Maio, decorreram num “ambiente de tranquilidade” e sem nenhum incidente de realce.

Por seu lado, o antigo pároco da Paróquia de Santa Catarina padre Constantina Bento, que presidiu a missa lembrou que a santa veio numa altura que o homem corria riscos, ou seja, em 1917, em plena primeira Guerra Mundial.

Conforme explicou, “há um risco que se pensa que vai dar vida, mas dá morte e um risco que se pensa que vai dar morte, mas dá vida”, tendo lembrado que a Nossa Senhora de Fátima propõe “um risco que pensamos que dá morte, mas que nos dá a vida”.

Nesse sentido, aconselhou os fiéis “a correm risco”, mas com Jesus para que possam ganhar a vida.

Relativamente à eucaristia, o sacerdote destacou o comportamento dos fiéis, e que no seu caso foi muito “emocionante”, tendo em conta que há 10 anos que não teve a oportunidade de encontrar com este povo.

A celebração eucarística, que contou com a presença do ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, autarcas dos concelhos do interior de Santiago, deputados nacionais, foi marcada por testemunho de dois jovens em recuperação na Fazenda Esperança (casa de acolhimento e recuperação de toxicodependentes de Cabo Verde, Cidade da Praia) e por procissão com a imagem da santa pelas principais artérias da cidade de Assomada.

Já os devotos da santa, sobretudo, os emigrantes pediram-na chuva, paz e saúde, tendo prometido voltar para pagar e renovar as promessas.

FM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos