Santiago Norte: Escolas do Tarrafal, Santa Cruz e São Miguel destacam-se na Liga dos Campeões do EBO

Assomada, 24 Jun (Inforpress) – As escolas do Tarrafal, Santa Cruz e São Miguel foram as vencedoras da I edição da Liga dos Campeões do Ensino Básico Obrigatório (EBO), que vinha decorrendo desde o dia 11 de Maio, com maior número de troféus conquistados.

A prova, disputada em todos os seis municípios da região Santiago Norte, decorreu sob o lema “Mais Educação, Mais Inclusão, Mais Desporto”, foi destinada aos alunos de 10 a 12 anos.

A competição teve em destaque as modalidades de andebol (feminino), futsal (masculino), mata (misto), atletismo 50 metros velocidade (masculino e feminino) e resistência (masculino e feminino) e estafetas misto vaivém (4×50 metro) e natação.

No evento, que terminou este fim-de-semana no município do Tarrafal participaram equipas (escolas) vencedoras dos jogos escolares 2018/2019 de cada concelho da região Norte, sendo que os alunos das escolas do Tarrafal arrecadaram o maior número de troféus e destacaram-se nas modalidades mata (misto), natação e atletismo 50 metros velocidade (masculino).

De seguida, vem Santa Cruz e São Miguel, Santa Catarina, São Lourenço dos Órgãos e São Salvador do Mundo.

Sendo assim, na mata (misto), Tarrafal ficou em primeiro lugar, seguido de Santa Catarina e São Lourenço dos Órgãos e conquistou ainda o pódio em natação relegando Santa Catarina e Santa Cruz para segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Os alunos das escolas do Tarrafal arrebataram os prémios de primeiro e terceiro lugares em atletismo velocidade 50 (masculino) e Santa Catarina ficou em segundo. Já na prova atletismo 50 metros resistência (masculino) ficaram em terceiro lugar, e São Miguel e Santa Cruz levaram de melhor conquistando o primeiro e segundo lugares, respectivamente.

No grupo feminino as escolas de Santa Cruz “brilharam” quer no atletismo 50 metros velocidade quer resistência. São Miguel ficou em segundo e terceiro lugares na velocidade e terceiro na resistência, sendo que São Lourenço dos Órgãos ficou em segundo na resistência.

Na modalidade estafetas misto vaivém (4×50 metros) Santa Cruz volta a destacar-se conquistando o primeiro lugar, e São Miguel e Santa Catarina ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Já na modalidade de futsal masculino, o agrupamento de São Miguel sagrou-se campeão, relegando as escolas do Tarrafal e São Salvador do Mundo para segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Os alunos das escolas vencedoras receberam troféus e medalhas, sendo que nas provas individuais medalhas para 1 º,2 º,3 º classificados e troféus para as modalidades de futsal e andebol e também medalhas. Todos os participantes também foram condecorados.

Em declarações à Inforpress, a coordenadora do Desporto da Delegação do Ministério da Educação de Santa Catarina, Nélida Moreira, fez um “balanço positivo”, destacando o intercâmbio e a união que a iniciativa proporcionou aos alunos dos agrupamentos dos seis municípios do interior de Santiago.

Segundo a mesma fonte, o evento que teve como principal objectivo “contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, democrático e participante, estimulando pleno exercício de cidadania”, serviu ainda para descobrir novos talentos nas modalidades em destaque e para promover o desporto nesses concelhos.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos