Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Director da RSSN diz importante estar atento à hipertensão arterial

Santa Cruz, 18 de Mai (Inforpress) – O director da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), João Baptista Semedo, disse hoje que é “importante” estar atento à hipertensão arterial, sobretudo, as pessoas da terceira idade que convém medir para evitar certas complicações.

João Baptista Semedo falava em declarações à imprensa, à margem da marcha sobre hipertensão arterial e promoção de comportamentos saudáveis, realizada pela Região Sanitária de Santiago Norte (RSSN), em comemoração ao dia e ano em Cabo Verde declara ‟Ano Nacional da Hipertensão Arterial (HTA) e factores de risco associados”, no concelho de Santa Cruz.

Para este responsável, a marcha foi ‟boa”, e considera ser ‟importante” iniciar cedo a prevenção desta doença, que realça ser uma das principais causas das graves complicações, como AVC, referindo que cerca de 40% de AVC está ligada à hipertensão arterial, de acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde.

‟Que comecemos desde cedo a ideia de prevenção, manter comportamentos saudáveis, sobre tudo prática de exercício físico regular e cuidados na alimentação, é importante para a nossa saúde e bem-estar” disse.

Sob o lema ‟Tenson arterial, djobi sempre” (pressão arterial, meça sempre), João Baptista Semedo, disse que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa, por isso, aconselha as pessoas a medir e fazer acompanhamento ‟sempre”.

Já a participante Filomena Moreira considera esta iniciativa ‟louvável” na prevenção desta doença que diz ser um ‟grande mal” na sociedade.

‟A hipertensão é uma doença que está a tirar a vida das pessoas, o Ministério da Saúde achou por bem fazer essa campanha com o objectivo de prevenir essa doença” frisou.

A marcha contou com a participação de profissionais de todos os centros de saúde da Região Santiago Norte, hipertensos e alunos do liceu Alfredo da Cruz Silva.

VC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos