Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Deputados do MpD satisfeitos com retoma de obras “impactantes” para a região

Pedra Badejo, 22 Jul (Inforpress) – Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD-poder) pelo círculo eleitoral de Santiago Norte mostraram-se hoje satisfeitos com a retoma de várias obras “impactantes” para o desenvolvimento da região.

Em declarações à imprensa em jeito de balanço, o porta-voz do grupo, David Gomes, disse que a visita, que ocorre no âmbito da preparação do debate sobre o Estado da Nação, teve por objectivo tomar pulso de algumas obras lançadas pelo Governo na região, que considerou “impactantes” para o desenvolvimento de região e que vão melhorar a qualidade de vida da população.

Nesse sentido, constataram com agrado a retoma que alguns projectos que foram paralisadas por causa da pandemia de covid-19, sobretudo nos municípios visitados durante três dias, nomeadamente Tarrafal, Santa Catarina e Santa Cruz.

No Tarrafal, destacou o projecto de produção de água e instalação de rega gota-a-gota nos perímetros agrícolas de Colonato e Achada Grande, Tarrafal, num investimento de cerca de 80 mil contos.

Em Santa Catarina, David Gomes congratulou-se com a retoma das obras na estrada de Cruz de Picos/Boa Entradinha/Gil Bispo que passa pelo território do município de São Salvador do Mundo, num investimento de 360 mil contos.

Já em Santa Cruz, tomou como exemplo a estrada de desencravamento de Ribeira dos Picos, num investimento de 300 mil contos e requalificação urbana do centro histórico de Pedra Badejo.

No entanto, os deputados do MpD identificaram o problema de abastecimento de água potável como algumas preocupações que afligem as populações dos três municípios visitados, mas, assegurou, que o mesmo vai ser resolvido com a entrada em funcionamento das dessanilizadoras de Ribeira Prata para a população do Tarrafal e de Ribeira da Barca para Santa Catarina e São Salvador do Mundo.

Sobre a água para a agricultura, tomou como exemplo a instalação da dessanilizadora de Aguada em Santa Cruz, que, no seu entender, vai servir de modelo para os municípios agrícolas.

Na ocasião, o parlamentar lamentou a pouca adesão da população da região Norte da ilha de Santiago à campanha da vacinação contra a covid-19, tendo instado a mesma para aderir tendo em conta que o executivo já mobilizou milhares de doses de vacinas e tem à disposição brigadas móveis para se deslocarem as zonas de difíceis acessos.

“Apelamos a população para aderir à campanha de vacinação, tendo em conta que as vacinas são seguras e certificadas pela Organização Mundial da Saúde (…)”, apelou o deputado do MpD.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos