Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Deputados do MpD satisfeitos com o desenvolvimento de Santa Catarina e São Lourenço dos Órgãos

Assomada, 29 Jan (Inforpress) – Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD-poder) pelo círculo eleitoral de Santiago Norte mostraram-se satisfeitos com a dinâmica do desenvolvimento dos municípios de Santa Catarina e São Lourenço dos Órgãos.

Os parlamentares da situação teceram esses elogios esta terça-feira, no final de uma visita de dois dias, realizada a esses dois municípios, com o objectivo de auscultar a população e fiscalizar as acções da governação na região Santiago Norte.

Em declarações à imprensa, o porta-voz do grupo, Hélio Sanches, afirmou que Santa Catarina e São Lourenço dos Órgãos estão em transformação e com obras em todas as localidades, lembrando que tudo isso se deve a parceria existente entre as câmaras municipais e o Governo.

Apesar de algumas dificuldades, por causa dos três anos consecutiva da seca, o parlamentar disse acreditar que as pessoas têm apreciação que as câmaras estão a trabalhar, neste participar as de São Lourenço dos Órgãos e de Santa Catarina.

Segundo Hélio Sanches, em São Lourenço dos Órgãos, notaram que há uma evolução muito positiva, sobretudo no que diz respeito à infra-estruturação.

De entre as obras destacou a reabilitação de casas com foco nas pessoas desfavorecidas, construção do Centro de Saúde e o arranque para breve da construção de um campo relvado naquele município do interior de Santiago.

Por outro lado, o parlamentar congratulou-se com o facto de a formação profissional ser uma realidade em São Lourenço dos Órgãos.

Aliás, mostrou-se satisfeito com algumas iniciativas que estão a ser levadas a cabo pelos jovens laurentinos que fizeram formação profissional, tendo assegurado que a pequena economia está a funcionar.

No entanto, os deputados do MpD identificaram o problema de abastecimento de água potável e o encravamento de Ribeirão Galinha como algumas preocupações que afligem os laurentinos, mas, no entanto, congratularam-se com o esforço da edilidade em desencravar aquela comunidade.

Sobre o problema de abastecimento de água, que segundo a mesma fonte a edilidade laurentina gasta 25 contos para o efeito, pediu ao Governo e á empresa Águas de Santiago (AdS) para apoiarem a edilidade, para que se possa resolver tal problema.

Em Santa Catarina, o parlamentar disse que constataram com “muita satisfação” um conjunto de obras em curso em todas as localidades, com destaque para as localidades visitadas, mormente Rincão (obras de requalificação da orla marítima), Chã de Tanque (campo relvado), Tomba Touro e Mato Sanches (obras de estradas em curso).

Tendo em conta que em Santa Catarina existe um Centro de Formação Profissional, os deputados do MpD apelaram aos jovens que ainda não beneficiaram de formação profissional a se dirigirem ao referido centro.

Os deputados, que se reuniram com os dois autarcas, encorajou-os a continuaram a trabalhar, levando em consideração as pessoas desfavorecidas, sobretudo as que vivem da agricultura e que, de momento, segundo os parlamentares, estão com dificuldades por causa do mau ano agrícola.

Os parlamentares, que também visitaram a delegação da Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC) em Santa Catarina, pediram mais uma vez ao Governo a reforçar a comunicação social em meios necessários que permitam dar vazão às necessidades da região Santiago Norte.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos