Santiago Norte: Deputados do MpD preocupados com existência de um único juiz na Comarca do Tarrafal

Assomada, 06 Fev (Inforpres) – O Tribunal da Comarca do Tarrafal, que cobre também o município de São Miguel (ilha de Santiago) funciona, faz já algum tempo, com um único juiz, uma situação constatada com “preocupação” pelos deputados do Movimento para a Democracia (MpD, poder).

A constatação dos deputados eleitos nas listas do MpD para o círculo de Santiago Norte, foi registada durante a visita que os parlamentares realizaram esta terça-feira, 05, aos municípios do Tarrafal e São Miguel, com o objectivou de contactar instituições públicas e privadas, bem como as comunidades e populações locais.

De acordo com o porta-voz do grupo, João Duarte, é necessário que o Conselho Superior da Magistratura Judicial coloque mais um juiz para dar vazão aos processos nessa comarca que cobre os municípios do Tarrafal e São Miguel, tendo em consideração que neste momento o trabalho a executado por um juiz destacado da Comarca de Santa Catarina.

Segundo João Duarte, no encontro que tiveram também no Tarrafal com os agricultores do perímetro agrícola do Colonato, a falta de água foi apontada como uma das “maiores dificuldades” por parte dos homens e mulheres do campo.

A este propósito, fez saber que saíram “esperançosos” desse encontro, tendo em conta que o problema de falta de água vai ser ultrapassado com o equipamento de furos com recurso aos painéis solares, visando disponibilizar água para a agricultura deste perímetro agrícola a um custo muito mais abaixo do normal.

O parlamentar realçou, por outro lado, que na visita efectuada a São Miguel, constataram que houve melhorias a nível de Saúde com aumento de número de médicos e de enfermeiros, bem como a nível das infraestruturas com a ampliação e reabilitação do Centro de Saúde local.

Segundo João Duarte, em São Miguel constataram ainda com agrado que a Polícia Nacional foi contemplada com o reforço de meios de mobilidade e melhoria nas instalações físicas que passaram a oferecer melhores condições de serviço.

Entretanto, já em jeito de conclusão, os deputados lançaram ainda um repto ao Governo no sentido de se reforçar a comunicação social em meios necessários que permitam uma cobertura mais cabal a essa região do interior de Santigo, atendendo o número da sua população e municípios.

FM/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos