Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Delegacia de Saúde de Santa Cruz com Espaço de Respostas Integradas às Dependências

Pedra Badejo, 20 Mar (Inforpress) – A Delegacia de Saúde de Santa Cruz  já conta com um Espaço de Respostas Integradas às Dependências (ERID) apetrechado com equipamentos informáticos e mobiliários para combater o consumo do álcool e outras drogas no município.

O ERID é um projecto-piloto de tratamento das dependências de base comunitária que tem estado a ser implementado, desde 2015, pelo Governo em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC).

Para a delegada de Saúde de Santa Cruz, Cláudia Silva, o espaço ora aberto “fazia falta” nesse concelho, onde, segundo ela, a questão do alcoolismo e dependências de outras drogas têm sido “uma questão preocupante”.

Conforme adiantou, agora com um espaço do tipo no próprio município muitas das pessoas com dependências que outrora procuravam ajuda noutros concelhos, mormente Praia, vão receber tratamento na própria comunidade.

Cláudia Silva informou que o ERID de Santa Cruz vai contar com uma equipa multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

Por isso, esta responsável de Saúde acredita que vão conseguir dar respostas às pessoas que vão procurar ajudar, não só nos cuidados de saúde, mas também no que se refere à assistência social, com foco na questão da reinserção socioeconómica e de apoio profissional, em que para tal vão contar com a parceria CCAD e Granja de São Filipe.

“Acho que vamos conseguir dar aquela resposta efectiva às pessoas que realmente querem tratar, melhorar e que querem retomar a sua vida dentro da normalidade e com muita força”, vaticinou.

Em Santa Cruz, indicou que os dados de 2018 relacionados com o consumo abusivo do álcool são “muito preocupantes”, sobretudo na camada juvenil entre a faixa etária de 15 a 30 anos.

É que, segundo ela, “um grande número de pacientes” deu entrada nas urgências da Delegacia de Saúde com “síndrome de abstinência alcoólica” e agressões físicas, cujo álcool está por detrás das mesmas.

Relativamente à doação entre a Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC)   da ONUDC, disse que vai tornar o espaço “mais acolhedor” e que vai aguar na  terapia de grupo e no aconselhamento.

Por sua vez, a coordenadora nacional do UNDC, Cristina Andrade, mostrou-se satisfeita com a implementação desta iniciativa, que segundo ela tem facilitado o acesso ao tratamento das dependências do álcool e outras drogas na própria comunidade.

Por isso, informou que o ONUDC tem estado a prestar assistência técnica com treinamentos, fazendo protocolos de como devem ser tratados de acordo com normas internacionais e também doado equipamentos para que os grupos possam funcionar.

Assim como a Delegacia de Saúde Santa Cruz as da Brava, de Santa Catarina, de São Miguel (Santiago), do Sal, de São Vicente e o Centro de Saúde de Ribeira Craquinha vão receber estes equipamentos para a criação do ERID que resultam da parceria entre a Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC), no âmbito do reforço e cuidados de tratamento das dependências nas estruturas de Saúde.

FM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos