Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Conversa aberta e “Caminhada da Liberdade” marcam o Dia da Liberdade e da Democracia

Assomada, 12 Jan (Inforpress) – O Dia da Liberdade e da Democracia assinala-se esta quarta-feira, 13, em Santiago Norte, com duas conversas abertas alusivas à data e uma “Caminhada da Liberdade”.

Em Santa Cruz, a autarquia, através do Gabinete de Cultura vai realizar esta quarta-feira, uma conversa aberta sob o tema “restrições e liberdades culturais em Cabo Verde, nas três etapas da sua história, colonialismo 1460 a 1975, monopartidarismo 1975 a 1990 e pluripartidarismo”1990 a 2020, a ser animada pelo antropólogo Martinho de Brito.

O evento está aprazado para as 10:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Já em São Lourenço dos Órgãos, a edilidade, através da Direcção da Juventude, Cultura e Desporto, à semelhança dos anos anteriores, organiza mais uma edição da “Caminhada da Liberdade”, a partir das 05:30, com concentração na Praça de João Teves com percurso Libron/Montanha/ Boca Larga/ Galion/ Lage/ João Teves.

Entretanto, no dia 09, a edilidade através do Gabinete da Juventude, Cultura e Desporto promoveu uma conversa aberta sobre o 13 de Janeiro e o seu impacto para o desenvolvimento do País, que teve como orador o presidente da Juventude para a Democracia (JpD), Euclides Silva.

Também no município do Tarrafal a Comissão Política do Movimento para a Democracia (MpD) local realizou uma conferência no dia 10, com os seus militantes, amigos e simpatizantes, alusiva à data, que teve como orador o ex-presidente da Câmara Municipal da Praia Jacinto Santos.

Em Santa Catarina, o Governo, em parceria com a câmara municipal, realiza esta quarta-feira, pelas 16:00, um acto público comemorativo do Dia da Liberdade e Democracia.

Sob o lema “30 Anos de Liberdade, Democracia e Desenvolvimento: Ganhos e Desafios”, o evento, que acontece na Praça Central de Assomada, conta com intervenções da presidente da câmara, Jassira Monteiro, e do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva

O dia 13 de Janeiro é uma data representativa para Cabo Verde, já que foi o dia em que foram realizadas as primeiras eleições multipartidárias no país, realizadas a 13 de Janeiro de 1991.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos