Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Comando Regional de Bombeiros apela a investimentos em meios humanos e materiais

 

Assomada, 18 Nov (Inforpress)- O comandante dos Bombeiros de Santiago Norte, Amaro Varela, apelou hoje aos municípios  a investirem mais nas suas corporações que de momento carecem de meios humanos e materiais, cuja ausência, sublinhou, tem condicionados os trabalhos dos homens da paz.

O apelo foi lançado durante o acto de abertura do evento “Demonstração de Actividades dos Bombeiros ”, levado a cabo pela corporação dos Bombeiros de Santa Catarina, que se iniciou esta sexta-feira, com uma acção de capacitação no domínio de primeiros socorros e evacuação de edifícios que culmina hoje com várias actividades.

A iniciativa está enquadrada nas comemorações do Dia do Município e santa padroeira, que se assinala a 25 de Novembro e foi realizada pelo pelouro da Segurança e Protecção Civil da Câmara Municipal de Santa Catarina, através da corporação dos Bombeiros de Santa Catarina.

“Temos tido um trabalho muito ardo, com muito sacrifício e também marcado pela carência de meios humanos e matérias, o que por se só, constitui um constrangimento. Mas não inviabiliza que os bombeiros desempenhem as suas actividades com todo o  amor, força e determinação”,lançou.

O Comando Regional de Santiago Norte,  que iniciou as suas funções um Junho de 2015, no entender de Amaro Varela tem tido alguns ganhos, embora o trabalho destes profissionais e voluntários não sejam “quantitativo”, mas sim “qualitativo”.

O responsável assegurou que estão engajados,  na medida das suas capacidades, a trabalhar na prevenção, protecção e socorro e em outras  as necessidades que possam ocorrer.

Por seu turno, o presidente dos Serviços Nacional da Protecção Civil e Bombeiros de Cabo Verde (SNPC), Reinaldo Rodrigues , destacou o facto de a instituição constatar,  “in loco” , que as questões da protecção civil e bombeiros estão na agenda do desenvolvimento do município de Santa Catarina.

Reconheceu, por outro lado, o trabalho que se tem vindo a ser desenvolvido pelo Comando Regional de Santiago Norte, que, reconheceu,  apesar das limitações financeiras e materiais “tem levado a Protecção Civil para junto das pessoas”.

Nesse sentido, manifestou a intenção dos SNPCB em “reforçar a parceria que já existe e potencializar novas áreas de interesse convergente”, afirmando que estarão “sempre disponíveis” para colaborar com a autarquia de Santa Catarina na materialização de programas consertados e definidos superiormente.

Já por sua vez, o edil santacarinense, José Alves,  afirmou que os serviços de Protecção Civil e Bombeiros  dão “credibilidade e deixam alguma tranquilidade de que em situação de emergência têm capacidade técnica para atenderem a demanda do município e de outras regiões e que estão na agenda e prioridade da autarquia.

A propósito do apelo lançado pelo Comando Regional dos Bombeiros da falta de meios humanos e materiais, o autarca garantiu que a edilidade vai engajar-se na  mobilizar de meios e recursos para reforçar  a corporação e torná-la “cada vez mais eficiente e tecnicamente mais preparada” e com “auto-estima” para “melhor o desempenho” das suas funções.

A demonstração,  que consistiu em “mostrar e apresentar” como tem sido o trabalho desenvolvido pela equipa de Protecção Civil a nível nacional, regional e a nível dos municípios, teve ainda um simulacro, desfile de meios com ordem unida marchando pela cidade de Assomada, demonstração com elementos da corporação dos Bombeiros de Santa Catarina e actividade física e defesa pessoal.

FM/JMV
Infopress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos