Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Chuvas provocam cortes de estradas em Santa Catarina e São Salvador do Mundo

Assomada, 13 Set (Inforpress) – As chuvas fortes regressaram na madrugada de hoje ao interior de Santiago e provocaram cortes de estradas em Santa Catarina e São Salvador, disse à Inforpress, o comandante regional de Protecção Civil e Bombeiros de Santiago Norte.

Segundo Amaro Varela, em São Salvador do Mundo a estrada ficou cortada por causa da queda de uma parte do muro de protecção em Chã Rodrigues, nas recém-inauguradas obras de requalificação daquela comunidade.

Em Santa Catarina, informou que foram registados vários deslizamentos nas estradas de Fonte Lima e Banana Semedo, tendo provocado cortes nessas vias.

No entanto, assegurou que as autoridades já estão no terreno para procederam à limpeza das mesmas e para ajudar nas ocorrências relacionadas com as más condições meteorológicas.

Tendo em conta que, segundo ele, a chuva vai continuar nos próximos dias, aconselhou a população de Santiago Norte a adoptar as medidas de auto-protecção da época das chuvas e fazer inspecção das moradias e abandonar a casa se detectado tecto em “perigo iminente” de cair.

O comandante regional de Protecção Civil e Bombeiros de Santiago Norte recomendou ainda a limpeza das bordas e arredores das casas, visando o escoamento de água e evitar aglomeração de pessoa, isto porque, lembrou, ainda se está em tempo de pandemia da covid-19.

Não obstante, os estragos, a chuva trouxe alegria aos homens do campo da região Santiago Norte, que perspectivam “um bom ano agrícola”, caso haja queda de mais precipitações.

As chuvas fortes registadas desde sábado e que regressaram desde a madrugada de hoje também levaram água até as barragens da região, sobretudo à de Poilão (São Lourenço dos Órgãos) que estava completamente seca.

A região conta com mais quatro barragens, nomeadamente a de Faveta (São Salvador do Mundo) Figueira Gorda (Santa Cruz), Saquinho (Santa Catarina) e Flamengos (São Miguel).

Em Santa Catarina, desde 17:00 está a chuviscar e com fortes rajadas de vento.

FM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos