Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Câmara Municipal do Tarrafal entrega no sábado kits de auto-emprego a 10 jovens

Tarrafal, 13 Fev (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal procede no sábado, 16, à entrega de kits de auto-emprego a 10 jovens para desenvolverem negócios em diferentes ramos, naquele município do interior de Santiago.

Numa nota enviada hoje à Inforpress, a autarquia explica que a entrega dos equipamentos enquadra-se no âmbito da sua política de empreendedorismo, em que elegeu 10 melhores ideias de projectos e garantiu, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) co-financiamento dos kits de equipamentos.

Segundo o município, os jovens empreendedores, sendo cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino – apresentaram projectos que variam desde a criação de animais (coelhos e vacas), à produção de leite, da estampagem à fotografia, das tradicionais bifanas à restauração e bar, cabeleireira e estética e hotelaria.

Na mesma nota, o pelouro do Empreendedorismo esclarece que este projecto é “muito importante” para o Tarrafal e que a entrega dos equipamentos “constitui um passo importante”, sobretudo, na vida deste grupo que vai receber equipamentos cujos custos rondam 300 contos cada.

“Há uma grande sintonia entre a Câmara Municipal e os jovens empreendedores e vamos tudo fazer para que possam triunfar e ter sucesso”, lê-se na mesma nota.

O acto da entrega dos equipamentos está aprazado para as 10:30 deste sábado, 16, no átrio dos Paços do Concelho e será presidido pelo edil tarrafalense, José Pedro Nunes Soares.

Relativamente à formação profissional, a edilidade fez saber que, em parceria com o IEPF, inicia no próximo mês de Março uma nova vaga de formação profissional, abrangendo áreas como Atendimento ao Público, Guia Turístico e Electricidade, sendo que o primeiro será uma capacitação e os dois últimos, de nível 5, uma formação que vai decorrer na Escola Secundária de Chão Bom.

Na sua missiva, o município liderado pelo edil José Nunes Soares aponta estas áreas como essenciais e insta os jovens a se inscreveram nos referidos cursos, observando serem “oportunidades que se abrem” aos mesmos, tendo defendido que a formação profissional é uma “grande oportunidade” com perspectivas para o futuro.

As inscrições para cada uma das formações estão abertas no Serviço da Promoção Social da Câmara Municipal até o próximo dia 28 de Fevereiro, devendo cada candidato apresentar, no momento da inscrição, certificado de 12.º ano de escolaridade, fotocópia do bilhete de identidade ou passaporte e curriculum vitae.

Para as formações de Guia Turístico e Electricidade é exigido o 12.º ano, e a idade limite é 35 anos, com uma propina mensal de 4.000 escudos, enquanto para Atendimento ao Público é 6.º ano, com propina mensal de 1.500 escudos.

A Câmara indica que há possibilidade de co-financiamento das propinas, até 70 % do valor, via Fundo de Emprego e Formação.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos