Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago Norte: Câmara de Santa Catarina reconhece “trabalho meritório” do “Project Health Cape Verd”

Assomada, 15 Mai (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina fez hoje a entrega de “certificado de reconhecimento” aos médicos americanos do “Project Health for Cap Vert” (PHCV) pelo “trabalho meritório” que têm realizado há 11 anos no Hospital Regional Santiago Norte.

“Fizemos este reconhecimento, porque esta equipa tem feito um trabalho meritório em Santa Catarina, colaborando há 11 anos com o Hospital Regional Santa Rita Vieira”, afirmou o edil santa-catarinense, José Alves Fernandes, em declarações à imprensa no final do acto.

O autarca salientou que ao longo dos 11 anos que estes profissionais de saúde têm reforçado a capacidade do hospital, sobretudo a nível de formações, equipamentos médicos e hospitalares, intervenções cirúrgicas e consultas em várias especialidades não existentes no país.

A missão dos médicos americanos, no âmbito do PHCV, segundo ele tem traduzido “na melhoria de condições de saúde” da população de Santiago Norte.

Por sua vez, a médica e directora executiva do PHCV, Ernestina da Moura Moreia, nascida em Pedra Barro (Assomada), Santa Catarina, e que viajou para os Estados Unidos com 14 anos, considerou o reconhecimento da edilidade de “grande”, sustentando que o mesmo vai motivar toda a equipa a continuar a trabalhar em prol da saúde dos cabo-verdianos, em particular de Santiago Norte.

Na ocasião, lembrou que o projecto iniciado no Hospital Regional Santa Rita Vieira, passando pelos hospitais da Praia, Fogo e Brava, tendo indicado que, em Novembro, um grupo grande vai estar na ilha Brava para consultas e cirurgias em diversas especialidades.

Michael Kearney e Michael Sweeney (urologista), Roger Lefevre e Amos Adelowo (uro-ginecologista), João Tavares (pneumologista), Analesa Baraka (enfermeira graduada) e médica filhos de cabo-verdianos e Ernestina da Moura Moreira foram os homenageados.

Para esta XI missão, a equipa médica, que iniciou as actividades no dia 11 e termina esta quinta-feira, 16, é composta por 25 elementos, sendo que um grupo de 16 para o HRSRV e restantes para o hospital central da Praia.

Os médicos americanos vão realizar consultas e cirurgias nas especialidades de urologia, uro-ginecologia, urologia pediátrica, doenças infecciosas e ginecologia em ambos os hospitais.

Conforme informações avançadas, até o momento já foram realizadas mais de 300 consultas nas áreas de urologia, uro-ginecologia, urologia pediátrica e 30 intervenções cirúrgicas.

O Project Health for Cap Vert é uma organização não-governamental (ONG) com reconhecimento de estatuto a nível dos Estados federais americanos que vem actuando no país desde 2010.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos