Assomada, 15 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina vai promover nos “próximos anos”, em parceria com associações comunitárias, um projecto que visa combater os “males socais” que têm afectado, sobretudo, os jovens deste município do interior de Santiago.
Trata-se do projecto de intervenção social “Jovens em acção construindo o futuro – criando pontes e destruindo barreiras” projectado para intervir em vários bairros e localidades de Santa Catarina, através de acções e actividades, cuja meta é “reduzir” os problemas sociais como alcoolismo, delinquência e drogas.
Em declarações à Inforpress, o vereador da Juventude e Desporto, Jacinto Horta, considerou o projecto “inteligente para atacar a raiz” dos tais problemas socais, aos quais esta “camada vulnerável” está exposta.
“O objectivo é primar para que possamos resolver os problemas socais que hoje vivemos no sector da juventude, tendo em conta que ela é uma camada vulnerável”, disse o autarca, almejando que a mesma traga “impactos positivos” tanto para os beneficiários e sociedade em geral.
O projecto de intervenção social, que visa combater os “males sociais”, apresentando hoje no bairro de São Bento em Assomada, como referiu a mesma fonte, pretende mostrar aos jovens o “lado bom” do mesmo, e, igualmente, “orientá-los, sensibilizá-los e consciencializá-los” para que juntos possam encontrar as “melhores soluções” para “atacar” tais “males sociais”.
Jacinto Horta apontou ainda como destaque deste projecto o foco no apoio ao financiamento de “projectos fiáveis” através dos programas de empreendedorismo existentes no país, visando a criação de pequenos negócios, ou seja, segundo ele, vão dar oportunidades aos jovens de terem uma “vida profissional”.
Segundo aquele responsável camarário prevê-se ainda financiamento de formações profissionais, bem assim a ocupação dos tempos livres, evitando que os jovens enveredem por “caminhos desviantes”, designadamente pela redução do consumo de álcool e de outras drogas.
Na ocasião, o vereador da Juventude e Desporto avançou ainda à Inforpress que Nhagar vai ser o próximo bairro a receber o projecto de intervenção social “nos mesmos moldes”.
Na actividade deste sábado, subordinada ao tema “Son Bento sustentável, ku menos álcool e más vida (São Bento sustentável, com menos álcool e mais vida), a edilidade procedeu à socialização de um micro projecto de intervenção social para além de palestras intituladas “Associativismo, liderança e participação cívica dos jovens”, “Menos Álcool, Mais Vida”, “Cidadania eleitoral e consciência cívica” e “Papel dos jovens no processo de desenvolvimento comunitário”.
FM/AA
Inforpress/Fim