Assomada, 20 Dez (Inforpress) – Diversas instituições e autarquias da região Santiago Norte estão a promover iniciativas no âmbito das festividades de Natal destinadas às crianças, idosos e pessoas vulneráveis, que vão desde almoços, brincadeiras, lanches e entrega de prendas e cabazes.
Deste modo, as crianças e idosos, principalmente os mais necessitados e com necessidades especiais dos seis concelhos que compõem a região Norte da ilha de Santiago, estão a ter a oportunidade de interagir e desfrutar de um convívio de forma “diferente e mais alegre” nesta quadra natalícia.
Além das seis câmaras municipais da região (Santa Catarina, Santa Cruz, São Miguel, São Salvador do Mundo, Tarrafal e São Lourenço dos Órgãos), as instituições como Hospital Regional Santa Rita Vieira, escolas, associações, Presidência da República, através da primeira-dama Lígia Fonseca e a título individual também têm assinalado esta época “especial”.
Em Santa Catarina, as actividades iniciaram-se no passado sábado 14, com a primeira edição da Noite Branca organizada pela edilidade, sendo que hoje a primeira-dama Lígia Fonseca juntou cerca de 1500 crianças de Saltos Acima, Lagoa, Figueira das Naus, Entre Picos Reda e João Dias na placa desportiva de Assomada para a tradicional “Festa de Natal Solidária” que tem realizado cada ano num município.
Segundo a Presidência a iniciativa, que até este momento já beneficiou as crianças da ilha de Santiago (Porto Mosquito e da Praia), Fogo, Brava, Boavista, Maio e Santo Antão, teve como objectivo levar um pouco da alegria natalícia às crianças desse município do interior de Santiago, proporcionando-lhes momentos de lazer, brincadeiras pula-pula, animação com palhaços, histórias, pinturas faciais, lanche, entre outras actividades.
A mesma fonte justifica que a de Santa Catarina vem na sequência da visita do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, recentemente a esse município do interior de Santiago, sobretudo a essas localidades.
O concelho, que já se vestiu de luzes e de belas cores para receber o Natal e que tem a decorrer uma feira temática de Natal na Zona Pedonal, acolhe este sábado na mesma rua, a partir das 14:00, “brincadeiras e palhaçarias” para a pequenada.
O evento, que deverá principiar a partir das 14:00, pretende fazer com que as crianças possam vivenciar a quadra natalícia com diversões desde pula-pula, kartings, pintura facial, estória-estória, triciclos para bebés e matraquilhos com o palhaço XclumBumBa.
Também este sábado, a edilidade santa-catarinense, através do pelouro do Desenvolvimento Social, vai juntar mais de 400 idosos, de todas as zonas de Santa Catarina, no polidesportivo Celestino Almada, em Nhagar, para o tradicional almoço de Natal.
O evento deverá principiar a partir das 10:30, com exercício físico, seguindo-se um lanche para retemperar forças e mensagens alusivas à época natalícia, uma missa (12:00), o almoço de confraternização e culmina à tarde com actividades culturais.
Em São Lourenço dos Órgãos, a autarquia também promoveu hoje um convívio com cerca 600 idosos, com lanche, almoço, missa, e actividades culturais e dinâmicas com os participantes e entrega de cabazes, no Liceu Luciano Garcia.
No concelho de São Salvador do Mundo, a edilidade promove no domingo a 4ª edição do Natal de idosos do município, com o objectivo de proporcionar um dia diferente, de confraternização, coesão e, sobretudo, de partilha do espírito natalício.
O evento, aprazado para às 11:00, que tem como palco o Complexo Educativo EBI, na localidade de Achada Leitão, vai servir ainda para a entrega de cabazes da época às pessoas da terceira idade.
Ainda nesse município, a edilidade aproveitou a quadra festiva e entregou hoje 30 casas reabilitadas no âmbito Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA) a famílias carenciadas de várias localidades deste concelho do interior de Santiago.
O acto simbólico de entrega das moradias que contou com a presença do edil salvadorenho, Ângelo Vaz, reuniu as famílias beneficiárias do programa, no Salão Nobre da câmara municipal, na cidade de Achada Igreja.
O projecto contemplou a cobertura das casas em telhado, pinturas e colocação de portas e janelas.
Em Santa Cruz, a edilidade promove desde quarta-feira e durante três dias, uma Feira de Natal e vai realizar esta noite uma “Cantata de Natal”. Os dois eventos terão como palco a Praça dos Paços do Concelho.
A Câmara Municipal de São Miguel também não vai ficar de fora desta “onda solidária” e realiza este sábado, em Achada do Monte uma festa de Natal com idosos de todas as localidades do município e prevê a realização do “Natal dos pequeninos” nos próximos dias, onde, à semelhança dos anos anteriores vai oferecer às crianças “muita animação e alegria”.
A mesma iniciativa foi promovida hoje pelo município do Tarrafal, através do pelouro do Desenvolvimento Social, que juntou mais de 700 idosos do concelho, no Ex-EBC. A autarquia também vai visitar esta tarde os reclusos desse município na Cadeia Central de São Martinho.
Também no município de Tarrafal, a Rede Parlamentar para a População e Desenvolvimento (RPPD) promove hoje a terceira edição do “Natal das Crianças do mundo rural” das 11:00 e 14:00, no Mercado Municipal de Artesanato e Cultura, um Natal para as crianças do mundo rural.
A iniciativa da RPPD tem como objectivo proporcionar um Natal mais alegre para as crianças, filhos de pais vítimas do uso abusivo do álcool, de todos os municípios daquela região.
Uma vez que nesse período da quadra festiva, a tendência para o uso e consumo do álcool é elevada, segundo uma nota a delegação da RPPD estando no Tarrafal, onde também o consumo, à semelhança dos outros concelhos, continua a destruir vidas e famílias, a RPPD vai aproveitar para realizar duas sessões de conversa aberta com a população sobre o alcoolismo e suas consequências.
As duas sessões vão decorrer hoje e sábado, em Achada Tenda e Ribeira da Prata, respectivamente.
No entanto, alguns municípios da região Norte vão realizar a tradicional passagem do ano com fogos de artifícios e com actuação de vários artistas.
FM/AA
Inforpress/Fim