Santiago: JpD lança rubrica de formação Universidade do Poder Local em Santa Cruz

Pedra Badejo, 16 Fev (Inforpress) – A JpD inicia hoje em Santa Cruz a rubrica de formação Universidade do Poder Local, que visa preparar os jovens para as próximas eleições autárquicas e ajudar o MpD a ganhar o máximo de câmaras possível.

Em declarações hoje à Inforpress, o presidente da Juventude para a Democracia (JpD), Euclides Silva, avançou que a intenção é levar a mesma iniciativa a todas as regiões do país nos mesmos moldes, indicando que Santo Antão, Fogo e São Vicente já manifestaram o interesse em receber esta rubrica de formação sobre poder local.

O responsável adiantou que a JpD, em parceria com as estruturas locais, prevê levar no mês de Março a Santo Antão a rubrica de formativa “Universidade do Poder Local” , que tem ainda como objectivo dotar os seus dirigentes, associados, simpatizantes e seguidores das noções básicas sobre o poder local, que é o poder mais próximo dos cidadãos, bem como reforçar a cultura política no seio dos mesmos.

No evento de Santa Cruz, o movimento política juvenil do Movimento para Democracia (MpD) espera contar com perto de 80 formandos, provenientes de todos os concelhos da ilha de Santiago.

“Estrutura e Funcionamento do Poder Local”, “Finanças Locais”, “Estratégia e Eficiência na Comunicação Política” e “Política e Redes Sociais” são os quatro módulos de formação, a serem ministras pelo jurista e deputado nacional Milton Paiva, pelo especialista em Administração Pública e Autárquica Emanuel Silva, pelo jornalista e assessor de comunicação Carlos Sá Nogueira e pelo engenheiro e deputado nacional Carlos Monteiro, respectivamente.

O primeiro módulo “Estrutura e Funcionamento do Poder Local” visa abordar a estrutura do poder local, bem como as suas atribuições estatuídas nos estatutos dos municípios e de mais leis da república.

Já o segundo, “Finanças Locais”, segundo a JpD, tem como objectivo dar a conhecer, em linhas gerais, os principais instrumentos de financiamento das actividades das câmaras municipais, bem como os principais instrumentos de gestão, os prazos para a apresentação do orçamento, conta de gerência.

Com o módulo “Estratégia e Eficiência na Comunicação Política” pretende-se dar a conhecer os “principais canais de comunicação a nossa disposição e a forma de tiramos o melhor proveito dos mesmos”, bem como conhecer as “ melhores técnicas de escrita de discurso, fazer um comunicado e nota de imprensa”, tendo em conta que “a comunicação política assertiva é fundamental para o sucesso de qualquer instituição e dos seus dirigentes”.

Tendo em conta que “hoje em dias o terreno para fazer a campanha eleitoral mudou drasticamente”, com este tema pretende–se dar a conhecer as “novas ferramentas e como tirar melhor proveito das redes sociais na política”, o quarto e último módulo propõe debater “Política e Redes Sociais”.

A cerimónia de abertura está prevista para as 09:30 e vai ser presidida pelo secretário-geral do MpD, Miguel Monteiro, e contará a ainda com intervenções do coordenador local e do presidente da JpD, Liver Gomes e Euclides Silva, respectivamente.

O evento, a realizar-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Cruz, culmina às 17:00.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos