Santiago: Dia de Rabidantes passa a ser comemorado simbolicamente a 30 de Julho no Tarrafal

Tarrafal, 29 Jul (Inforpress) – O município do Tarrafal instituiu simbolicamente o dia 30 de Julho Dia de Rabidantes/Comerciantes, que visa valorizar esta classe que tem contribuído para o desenvolvimento desse município do interior de Santiago e do País.

O dia será assinalado anualmente, de forma simbólica, a partir deste ano, coincidindo com as comemorações do Dia Internacional da Amizade e da data de nascimento de uma rabidante de Chão Bom, Ina Borges, que dedicou toda a vida à rabidância.

Em declarações à Inforpress, o vereador da Economia Local, Osvaldo Chantre, explicou que esta iniciativa atende a uma reivindicação antiga de um grupo de rabidantes que questionava porque da instituição do dia do pescador e outras e não um dia dedicado à esta classe.

Tendo em conta que, segundo ele, por ser uma classe que tem contribuído para a economia local e do País, o município liderado por José dos Reis decidiu instituir “de forma simbólica e em homenagem à Ina Borges” um dia dedicado aos rabidantes e comerciantes, tendo escolhido um dia marcado por “amizade e alegria” e não de tristeza, referindo-se ao acidente que resultou na morte de rabidantes.

A criação do Dia de Rabidantes e Comerciantes, que segundo o autarca, por ser “simbólico e de homenagem” e não um dia considerado feriado municipal, não foi submetido à Assembleia Municipal do Tarrafal, mas, no entanto, assegurou que foi ‘socializado’ no conselho de gestão do mercado municipal e com rabidantes e comerciantes deste município santiaguense.

O dia, adiantou a mesma fonte, além de momentos de confraternização, vai ser assinalado anualmente com fóruns, encontros e reflexões à volta da classe, que a seu ver precisa ser mais valorizada pelo contributo que tem dado no desenvolvimento a nível local e nacional.

Por outro lado, lembrou que o executivo camarário tem tomado várias medidas para ajudar a classe, sobretudo no pós-covid-19, como a criação de linhas de crédito no valor de 50 contos, através da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), sem juros e fiador, e formação em gestão financeira e de negócios.

De entre as medidas, Osvaldo Chantre destacou ainda a reactivação da sala de gelo, com capacidade para produzir 500 quilogramas (kg) de gelo em 24 horas, que vai permitir melhorar a conservação de peixes e carnes.

Segundo uma nota da edilidade tarrafalense, a “rabidância” enquanto um processo de compra e venda de produtos diversos, agrícolas, manufaturados, importados, produzidos localmente, entre outros, constitue uma prática fundamental da sociedade cabo-verdiana, que tem contribuído grandemente no processo de dinamização da economia local.

Prevê-se que o município do Tarrafal conta com mais de 300 rabidantes, dos quais mais de 100 pagam imposto diário.

Para assinalar a efeméride, a edilidade, através do pelouro de Economia Local, Inovação e Desenvolvimento Rural, em parceria com o Serviço Autónomo de Mercados do Tarrafal, promove este sábado, 30, um acto público em comemoração ao Dia dos Rabidantes /Comerciantes do Tarrafal.

No evento, aprazado para a partir das 14:00, em frente ao mercado municipal, constam actividades culturais, homenagens às comerciantes/rabidantes aposentadas, entrega dos prémios aos vencedores dos torneios de carta, oril e futsal e entrega de uniforme e cartão de sanidade à esta classe.

FM/JMV
Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos