Assomada, 05 Out (Inforpress) – A delegação do Ministério da Educação (ME) de São Lourenço dos Órgãos e Bornefonden promoveram hoje uma marcha intitulada “Escola sem álcool” com intuito de sensibilizar toda a comunidade educativa e local sobre o uso e consumo do álcool.
Em declarações à imprensa no final da marcha sob o lema “N´ta consigui sem álcool” (eu consigo sem álcool) que contou com participação de mais de 500 alunos do 1º ao 7º, o delegado do ME, José Maria de Pina, explicou que escolheram os alunos “mais novos” com o objectivo de fazer com que a mensagem chegue à casa e por ser uma camada que ainda não entrou no mundo do álcool.
A delegação, que realiza pelo segundo ano consecutivo esta marcha, no dizer deste responsável está ciente de que esta “problemática” afecta os seus alunos, por isso os professores têm trabalhado a problemática do alcoolismo nas salas de aulas e ainda nas reuniões com os pais e encarregados de educação.
De Pina, que considerou a “problemática do álcool” de “flagelo”, por ser uma realidade no município, isto porque os dados apontam que é o terceiro concelho a nível de Santiago Norte com maior taxa de consumo de álcool e primeiro na produção de aguardente.
A mesma fonte fez saber que a delegação do ME não vai parar com esta marcha, avançando ter já “abraçado” a iniciativa presidencial “Menos Álcool, Mais Vida”, vão promover durante o ano todo um “forte combate” com o intuito de “minimizar” e atacar o flagelo do alcoolismo no concelho.
Igor Sousa, em representação da Bornefonden, disse, por seu lado, que nos seus 28 anos de existência em Cabo Verde a organização dinamarquesa tem reparado o aumento do número de alunos que usam álcool nas escolas, por isso envolveram-se com este programa denominado “Escola sem álcool” divididos em duas actividades, uma marcha e um programa radiofónico.
A iniciativa iniciada desde 2015, segundo fez saber a mesma fonte, já conseguiu realizar marchas em todos os concelhos da ilha do Fogo e ilha de Santiago, sendo que este ano para além de São Lourenço dos Órgãos, já foi realizada uma marcha nos Mosteiros (Fogo) e São Domingos.
Informou ainda que esta marcha que pretendem levar a todas as comunidades e pessoas que tomam decisões na luta contra a eliminação do álcool por parte dos alunos nas escolas ou perto do recinto escolar culmina esta sexta-feira com uma marcha semelhante no concelho de São Salvador do Mundo em parceria com a Delegação do Ministério da Educação que vai contar com participação dos alunos do 5º e 7º ano.
Acrescentou que até a saída definitiva desta organização dinamarquesa de Cabo Verde, vão estar juntos na luta pela eliminação do álcool nas escolas em parceria com o Ministério da Educação.
FM/ZS
Inforpress/Fim