Santiago: Conservatória dos Registos e Cartório Notarial inaugurada no município de São Salvador do Mundo (c/áudio)

Achada Igreja, 24 Jun (Inforpress) – A Conservatória dos Registos e Cartório Notarial passa a partir de hoje funcionar em São Salvador do Mundo com o objectivo de colocar os seus serviços mais perto da população e estimular uma nova dinâmica nesse município santiaguense.

O acto de inauguração da Conservatória dos Registos e Cartório Notarial, criada pela portaria nº45/2015, de 23 de Setembro, situada em Achada Igreja, foi co-presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, pela ministra da Justiça, Joana Rosa, e pelo presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz.

Com a sua instalação, o Governo pretende dotar o poder local de meios que permitam a criação de infra-estruturas locais, por forma a tornar o município mais atractivo aos investimentos, e com isso, incentivar o desenvolvimento do seu ambiente de negócio.

Na ocasião, o autarca salvadorenho disse acreditar que a Conservatória dos Registos e Cartório Notarial vai trazer uma outra pujança ao município que dirige pelos efeitos que os seus serviços produzem na vida das pessoas.

Ângelo Vaz congratulou-se com o facto de a partir de hoje a população de São Salvador do Mundo não vai precisar de se deslocar à Santa Catarina para ter acesso aos serviços dos Registos e Cartório, tendo em conta que vão tê-los “à porta de casa” com custos mais baixos, com comodidade e com mais tempo.

Por sua vez, o primeiro-ministro, lembrou que esta conservatória é o resultado de uma opção política de levar os serviços de qualidade e de proximidade, encurtar distâncias, reduzir custos e servir as pessoas.

É que, conforme informou, os cidadãos dos Picos passam a partir de hoje a ter serviços da Conservatória dos Registos e Cartório Notarial “à porta de casa” como registo civil, criminal, predial, comercial, de automóvel, notariais, bem como de Cartão Nacional de Identificação (CNI) e Passaporte Eletrónico (PEC), documentos de residência para os estrangeiros (título de residência electrónico).

“Tudo isso tem uma diferença muito grande comparando com aquilo que existiu até agora e aquilo que passará a existir a partir de agora. Serviços em casa e no concelho tudo valoriza a descentralização, o concelho e o serviço que é prestado”, notou o chefe do Governo, que lembrou que o mesmo está enquadrado no âmbito da modernização do Estado.

Com a inauguração da Conservatória dos Registos e Cartório Notarial de São Salvador do Mundo, Cabo Verde passa a contar a partir de hoje com 33 serviços dos Registos, Notariado e Identificação, composto por Cartórios, Conservatórias e Arquivo Nacional de Identificação Civil e Criminal e por três delegações.

FM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos