Santiago: Centro Interpretativo de São Lourenço dos Órgãos inaugurado esta sexta-feira

João Teves, 20 Jul (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos, anunciou hoje a inauguração, esta sexta-feira, 22, do Centro Interpretativo, sito no antigo edifício do Centro Agrário, em São Jorge.

A cerimónia da inauguração do espaço denominado “Kintal de Nós Djentis” está aprazada para as 16:00 e vai ser presidida pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, em representação do Governo.

Para o autarca laurentino este projecto, financiado pelo Governo em 32 mil contos, “foi altamente concebido, quer ao nível de conteúdos abordados (flora, fauna, hábitos e costumes dos laurentinos) quer a nível da estrutura física”.

O Centro Interpretativo, segundo uma nota da edilidade laurentina, irá funcionar como um Posto Municipal de Informação Turística, um verdadeiro Centro de Boas-Vindas ao município, informando os turistas/visitantes sobre os diversos recursos, produtos e equipamentos existentes.

“O Centro Interpretativo dos Órgãos será chamado de “Kintal de Nós Djentis” por se tratar de um espaço de identidade, de autenticidade, que não se confina às suas paredes, mas que tem uma alma, a alma da gente deste município, a alma da gente de Cabo Verde. É um convite à reflexão da história deste país e, mais importante, da história do património natural e humano deste município”, explicou a mesma fonte.

Ou seja, é um convite para descobrir o que influencia a vida das pessoas neste município há muito tempo – a natureza, e a procura para extrair desta terra o melhor da agricultura, música, tradições, trabalho árduo e ciência estão aqui de mãos dadas.

Este centro alberga dois núcleos temáticas: o primeiro “Flora, Fauna e o seu reflexo na vida do município” e o segundo “Centro da Ciência Viva”.

O referido espaço conta ainda com uma área maior para a realização de eventos, para o artesanato, a esplanada e o bar, duas áreas expositivas e a sala para exposição etnográfica, área administrativa e sanitários.

Pretende-se manter ainda na parte integrante do centro, a loja de produtos agrícolas que sempre funcionou ali, estabelecendo assim uma ligação entre a exposição e a verdadeira vida agrícola.

Para este projecto o município contou com a parceria do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) que apoiou o projecto, não apenas com a indispensável disponibilização de conteúdos base, como também com uma parte do seu espólio patrimonial – uma parte do seu herbário ou alguns antigos instrumentos científicos.

A edilidade acredita que a construção/reconstrução deste Centro Interpretativo trará grandes impactos na sustentabilidade económica, financeira, ambiental e patrimonial ao município de São Lourenço dos Órgãos.

FM/HF

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos