Santiago: Centro de Emprego e Formação Profissional direccionado ao turismo inaugurado esta quarta-feira no Tarrafal

Tarrafal, 30 Nov (Inforpress) – O Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) do Tarrafal, sito no ex-Centro de Saúde, que vai dar formação aos jovens desse município do interior de Santiago direccionada para o turismo, vai ser inaugurado esta quinta-feira.

A inauguração do espaço, cujo apetrechamento vai dar formação aos jovens tarrafelenses também em outras áreas, conta com financiamento da Cooperação Luxemburguesa e do Ministério do Turismo e Transportes.

Segundo uma nota do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a instalação do CEFP do Tarrafal, assim como os demais a nível nacional, onde a instituição não tem estrutura desconcentrada, vai ao encontro do desafio traçado pelo Governo da IX Legislatura na dinamização e promoção das políticas de emprego, formação profissional, estágios e intermediação laboral em todo Cabo Verde.

A mesma enquadra-se ainda na estratégia de intervenção a nível nacional definida pelo IEFP, visando dinamizar e operacionalizar a actuação descentralizada da instituição no sector.

“Nesse contexto, o IEFP definiu como prioridade a instalação de um CEFP no Tarrafal, que irá posicionar em pleno na articulação das políticas de emprego, formação profissional, priorizando o desenvolvimento de competências chave para o emprego e de acordo com as necessidades do sector produtivo, mormente num concelho em que o turismo constitui a actividade polarizadora e multiplicadora da economia local”, lê-se na nota.

Trata-se, segundo a mesma fonte, de um centro que irá actuar em perfeita sintonia com as necessidades do mercado local e em rede com as instituições públicas e privadas ligadas à educação, formação profissional, emprego e empreendedorismo, cumprindo em pleno a missão do IEFP, concretizada no plano estratégico para o horizonte 2018-2022.

Recentemente, em uma entrevista à Inforpress, o director do CEFP do Tarrafal, Marlino Ferreira, avançou que se prevê formar até o final deste ano, aproximadamente, 135 jovens de ambos os sexos.

A mesma fonte lembrou que as actividades no referido espaço, a ser inaugurado esta quarta-feira, principiaram em Fevereiro e que as acções de formação só arrancaram no início de Março.

“(…) No início de Março, arrancamos com duas acções de formação, uma de formação de formadores e outra em técnicas em artes e costura. Mas, com a declaração do estado de emergência. em 29 de Março, parámos e retomamos em Junho”, recordou o responsável.

Entretanto, com a retoma das actividades em Junho, lembrou que arrancaram com mais duas acções de formação – metodologia GERME com capacitações em GIN e PIN – que terminaram no início de Julho, e de seguida arrancaram com mais quatro cursos, nomeadamente, cabeleireira, estética e beleza, cozinha e formação de cuidadores de dependentes que ainda estão a decorrer.

A inauguração do CEFP do Tarrafal que inicialmente estava prevista para Março de 2020, mas por causa da pandemia foi adiada, acontece esta quarta-feira, numa cerimónia que será presidida pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, contando com a presença do encarregado de negócios da embaixada do Luxemburgo em Cabo Verde, Thomas Barbancey.

De entre outras presenças destacam-se ainda o do presidente do conselho directivo do IEPF, Paulo Santos, e do novo presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos