Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago: Câmara do Tarrafal reabre as portas do Centro Municipal de Cuidados

Tarrafal, 04 Mar (Inforpress) – O Centro Municipal de Cuidados, denominado “Graciosa” do município do Tarrafal, no interior de Santiago, já reabriu as portas depois de um ano encerrado devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19).

A informação foi avançada hoje à Inforpress pela vereadora da Educação, Saúde e Coesão Social, Emília Coimbra, sustentando que a abertura do referido espaço representa um “momento de alegria” para a maioria das mães chefes-de-família com crianças e jovens com necessidades especiais.

É que, segundo a mesma fonte, a maioria das mães chefes-de-família, mormente mulheres que vivem da apanha de areia, peixeiras e vendedeiras ambulantes, clamava pela reabertura do centro, tendo em conta que estas não tinham onde deixar os seus filhos com necessidades de cuidados especiais para irem à procura de uma vida melhor.

“Estamos em tempos de pandemia, mas temos que aprender a conviver com essa doença, por isso, é que reunimos as condições e reabrimos o centro e as famílias estão todas felizes, tendo em conta que o mesmo é muito importante para as pessoas com necessidades de cuidados especiais”, concretizou.

Com sede no antigo Centro de Saúde, o centro funciona de segunda-feira a sábado, das 08:00 às 14:00, e acolhe neste momento 15 crianças e jovens com necessidades de cuidados especiais oriundos de famílias carenciadas.

De acordo com a mesma fonte, o projecto visa proporcionar às crianças e jovens contemplados cuidados diversos como refeição e cuidados de higiene.

Prevê-se nos próximos tempos a possibilidade de serem introduzidas consultas de fisioterapia, hidroterapia e musicoterapia, bem como consultas com psicólogos, educadores especiais, fonoaudiólogo e oftalmologista. 

Relativamente à Loja Social, outro projecto social da edilidade tarrafalense, segundo a responsável, encontra-se também aberta para combater a pobreza e ajudar as famílias em dificuldades, oferecendo bens alimentares, vestuários, calçados, electrodomésticos, entre outros.

De momento, conforme informações avançadas pela autarquia liderada por José dos Reis encontram-se disponíveis alguns produtos como vestuários para crianças e adultos, calçados, brinquedos, materiais escolares, cobertores de cama, toalha de banho e outros. 

De acordo com a edilidade tarrafalense, o objectivo da Loja Social, inaugurada a 10 de Maio de 2019, e que funciona no rés-do-chão do edifício IFH (junto ao liceu da cidade), é combater a pobreza e exclusão social, bem como promover melhores condições de vida às pessoas em situações de maior vulnerabilidade social, através da criação de uma rede solidária.

Garantir uma resposta social eficaz, criar oportunidade de suprir de forma rápida as necessidades básicas das famílias vulneráveis [do município do Tarrafal de Santiago], despertar e incentivar o espírito solidário dos munícipes são outros objectivos deste projecto social.

É propósito ainda do programa potenciar a responsabilidade social e comunitária das populações, através de voluntariado e doação de produtos, assegurar o bem-estar dos beneficiários e o respeito pela sua dignidade, para além de empoderar as famílias.

A Loja Social funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 08:00 às 16:00.

FM /ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos