Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago: Câmara do Tarrafal já tem aprovado instrumentos de gestão para ano económico de 2022

Tarrafal, 09 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal, no interior de Santiago, já tem aprovado o seu plano de actividades e o orçamento para o ano económico de 2022, estimado em mais de 600 mil contos.

As duas propostas foram aprovadas na sessão ordinária da Assembleia Municipal, realizada este fim-de-semana e tiveram nove votos a favor do PAICV (partido que gere a câmara), oito abstenções da oposição, sendo sete do Movimento para a Democracia (MpD) e uma do Movimento Independente Tarrafal (MIT).

O líder da bancada Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Ronaldo Cardoso, assegurou que votaram favoravelmente, porque nestes dois “importantes” instrumentos de gestão municipal estão espelhados um conjunto de ideias que consideram que são “importantes” para o desenvolvimento do Tarrafal.

Apontou o empoderamento dos jovens, empresários locais e famílias vulneráreis como prioridades.

Por sua vez, o líder da bancada do MpD, Manuel Landim, justificou o voto contra com o facto de os dois instrumentos promoverem o aumento do pessoal em cerca de 22 mil contos “para contratação de camaradas”.

Criticou o facto de a autarquia se esquecer que se está em um “ano difícil e pandémico”, cujas famílias não têm rendimento e empresas não têm como contribuírem para se ter receitas, que foi aumentada em mais de 11 mil contos em relação ao do ano anterior.

Na mesma linha, o porta-voz e único eleito municipal do MIT, Adelino da Silva, criticou o aumento da despesa com o pessoal comparativamente ao ano anterior, não obstante ter votado a favor.

Para o presidente em exercício, Jednilson Landim, estes dois instrumentos que considerou “robustos” vão ao encontro dos anseios dos tarrafalenses.

“O município do Tarrafal prevê uma arrecadação de 638 mil contos com este orçamento que vai priorizar a área social, visando dignificar, promover o bem-estar e qualidade de vida da população”, adiantou Jednilson Landim.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos