Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago: Câmara de Santa Catarina e Embaixada da França reforçam cooperação

Assomada, 03 Mar (Inforpress) – A presidente da Câmara Municipal do Santa Catarina recebeu hoje a visita do embaixador da França em Cabo Verde, com quem abordou possibilidades do reforço de cooperação nas áreas da saúde, educação e formação profissional.

Em declarações à imprensa no final da visita, a presidente da câmara, Jassira Monteiro, explicou que esta visita, a primeira do embaixador da França em Cabo Verde, Olivier Serot Almeras, a este município do interior de Santiago, visou essencialmente reforçar a cooperação existente entre Santa Catarina e França, através do município francês de Amiens Metropole.

No encontro analisaram ainda os projectos em curso nos domínios da água, ambiente e saneamento, sectores em que aquele município francês é um dos grandes parceiros e financiadores.

A este propósito, a autarca informou que através da parceria tripartida entre a câmara, empresa pública intermunicipal Águas de Santiago (AdS) e Associação Cabo-verdiana de Amiens (ACVA), França, permitiu a ligação domiciliaria de água a 100 por cento (%) na localidade de Travessa Baixo, beneficiando mais de 100 famílias, orçado em 3.000 contos.

Ainda no domínio da água, avançou que futuramente as localidades de Librão e João Bernardo vão também beneficiar desse projecto de abastecimento de água, orçado em um milhão de escudos, financiado pela agência francesa de água e saneamento Artois Picardie.

Por sua vez, o embaixador da França em Cabo Verde, que agradeceu a presidente pelo convite, congratulou-se com o andamento e materialização dos projectos financiados pelo governo francês, através da Associação Cabo Verde Amiens, e assegurou que esta cooperação descentralizada, sobretudo no sector da água, é para continuar nos próximos tempos.

E tendo em conta, que segundo ele, seu País e Cabo Verde têm o desenvolvimento sustentável como “denominador comum”, anunciou o reforço da cooperação com o arquipélago, e, neste particular, com o município de Santa Catarina nos domínios da água, saúde, educação e formação.

Além do encontro com o presidente da câmara de Santa Catarina e sua equipa, o embaixador da França em Cabo Verde visitou as localidades de João Bernardo, Librão dos Engenhos e Travessa Baixo para constatar as obras financiadas pelo governo francês, através da ACVA e agência francesa de água e saneamento Artois Picardie.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos