Assomada, 09 Nov (Inforpress) – As comemorações do Dia do Município e da santa padroeira Santa Catarina, que completa 189 anos de existência, celebradas no dia 25, vão ser marcadas por um conjunto de actividades desportivas e culturais.
Em uma nota enviada à Inforpress, a câmara liderada por Jassira Monteiro informa que “pesem as dificuldades do momento”, o município está a retomar a sua agenda de desenvolvimento e a reencontrar-se com os caminhos da história, que “a impelem a marcar o rumo em Santiago Norte”.
Nesse sentido, da programação cultural, além do “Festival Nha Santa Catarina 2023”, destaque da festa, a ter lugar nos dias 17 e 18, no Estádio de Cumbém, em Assomada, consta a tradicional feira de artesanato, gastronomia e agronegócio e tardes culturais na Zona Pedonal de Assomada, lançamento e feira de livros, no Centro Cultural Norberto Tavares (CCNT).
Relativamente ao festival de música já foram divulgados nomes como Loony Johnson, Wilson Almeida, Garry, Léo Pereira, Gama, Kinzim, Tony Fika, PCC, Yasmine, MC Acondize, Buguin Martins, Apollo G, Fidjus di Codé di Dona, Bulimundo, MC Prego Prego e Neyna.
Da agenda cultural dos 189 anos da criação desse município do interior de Santiago que este ano se comemora sob lema “Nu sta djunto pa Santa Catarina” (Estamos juntos por Santa Catarina, em português), vai ser marcada ainda por um mini-festival de talentos locais, em Cruz Grande, no dia 24 de Novembro.
A nível desportivo, desde meados do mês de Novembro está a decorrer futsal masculino e feminino, no Polivalente de Assomada, e futebol de 11 masculino, estádio de Cumbém, que vão termina no próximo dia 22 de Novembro, e xadrez, no dia 18, na Zona Pedonal de Assomada.
No Dia Nacional do Desporto Cabo-verdiano, 12 de Novembro, além do atletismo com uma prova de resistência, no percurso Achada Lém (Fundura) – Assomada, e prova de velocidade, constam sessão de aeróbica, exibição de karaté, street basket, na Zona Pedonal de Assomada, e Voleibol, no Polivalente de Assomada.
Prevê-se ainda uma “Marcha pelo Desporto” no percurso Polivalente/Telecom/Nova Alegria/Igreja do Nazareno/Praça Central.
As festividades terão o seu ponto alto no dia 25, com uma procissão e missa em honra da santa padroeira, na Igreja Matriz com mesmo nome, em Cabeça Carreira.
O município de Santa Catarina, no interior da ilha de Santiago, o terceiro maior concelho de Cabo Verde, composto por 56 localidades, criado em 1834, comemora hoje os 188 anos da sua criação.
Com uma superfície de 243 quilómetros quadrados, é considerado um concelho rural, onde 86 por cento (%) da população vive em áreas rurais e essencialmente da agricultura de sequeiro, da criação de gado, da avicultura, da pesca e do comércio retalhista.
Ao longo da sua história, o concelho foi marcado pelas revoltas dos Engenhos de 1822, Fonteana em 1835, Ribeirão Manuel em 1910 e várias petições dirigidas ao Ministério do Ultramar por cidadãos de Santa Catarina nos anos de 1946, 1962 e 1970, para além da adesão de jovens e estudantes pela causa da independência de 1975 e pela democracia em 1991, que culminou com as primeiras eleições.
FM/AA
Inforpress/Fim