Santa Cruz vai ter primeiro lar dos idosos da Cruz Vermelha na região Santiago Norte

Pedra Badejo, 02 Jun (Inforpress) – A Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) vai construir em Pedra Badejo, Santa Cruz, o seu primeiro lar dos idosos na região Santiago Norte, resultado de uma parceria com a autarquia local, que disponibilizou terreno para edificação da infra-estrutura.

A informação foi revelada à Inforpress pelo Presidente da CVCV, Arlindo Soares de Carvalho, durante uma visita efectuada hoje ao local onde vai ser construído o edifício, que, segundo o responsável, vai garantir “maior e melhor” cuidado dos idosos no município e não só.

“Na verdade, isso resulta de umas conversações que tivemos com o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz e seus

vereadores, no sentido de encontrarmos a melhor forma de intervenção da Cruz Vermelha no concelho”, explicou.

O responsável adiantou que o município tem um número razoável de idosos, o que requer intervenções a nível da protecção e assistência.

A equipa da CVCV e Câmara a Municipal de Santa Cruz já estão a projectar o lar, que deverá ser edificado num terreno de mais de 200 metros quadrados

“Esperamos que isso traga grandes benefícios, sobretudo em relação às famílias, que terão um espaço para acolher os idosos e garantir tudo aquilo que são os seus direitos em termos da protecção”, perspectivou, salientando que esse projecto vai permitir a autarquia trabalhar com as instituições, a fim de promover “mais dignidade” para os “velhos”.

Este vai ser o segundo lar de idosos da Cruz Vermelha na ilha de Santiago e primeiro na região norte da ilha.

“Em todos os concelhos temos programas próprios relacionados com idosos, através do conselho local”, garantiu, acrescentando que actuam também no atendimento ao domicílio.

Mas, aposta da CVCV, conforme idealizou o seu presidente, passa por construção de espaços próprios, permitindo a interacção entre serviços e famílias.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, reconheceu que a construção de um lar de idosos constitui um dos seus “maiores desejos”, uma vez que vai dotar o concelho de uma infra-estrutura equiparada para a protecção dos idosos.

Recordou que a autarquia colocou este assunto em cima da mesa com o presidente da CVCV na sua primeira visita oficial ao concelho.

“Santa Cruz já está a registar casos idosos desprotegidos, por isso, ter este espaço é muito bom porque vai actuar na protecção de uma das camadas mais vulneráveis”, enfatizou.

WM/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos